Se a movimentação no comércio antes do Natal se deve à busca de presentes, no pós-Natal o fato decorre das trocas dos produtos recebidos e também na procura da roupa para passar o Réveillon. Consumidores lotam as lojas em busca do look perfeito para receber o novo ano que chega.
A tradição manda usar ao menos uma peça nova na virada do ano. Dessa forma, você se abre para novos caminhos e deixa para trás tudo o que já viveu com as roupas passadas. Porém, bate sempre aquela dúvida: roupa branca ou colorida?
Para quem não quer ousar muito, a dica é apostar no tradicional branco, que simboliza pureza, paz e harmonia. A cor branca associada ao Réveillon surgiu na década de 1970 por influência das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé. Desde então, o uso do branco na virada do ano se popularizou tornando-se uma tradição.
Nesta época do ano, as vitrines das lojas exibem peças nessa cor para todos os gostos e estilos, e também de preços diferentes. Dá para comprar aquela pecinha mais em conta e até mesmo investir um look mais glamouroso. O que importa é compor um look com a sua “cara”.
Porém, nem só de branco é composta a tradição do Réveillon. Afinal, nem todos gostam da cor e tem o tom de pele adequado para ela. Por isso, as roupas coloridas também ganham espaço na festa e cada uma delas tem um significado especial. Assim, o usuário pode escolher a peça de acordo com o que espera obter no novo ano. Superstição? Pode ser, mas não custa nada tentar, vai que rola.
Para quem gosta de brilhar pode apostar nas cores prata e dourado, que simbolizam inovação/modernidade e riqueza, respectivamente. Se a felicidade no amor for o se desejo invista no rosa. Já se deseja paixão opte pelo vermelho que é a cor do desejo e sentimentos intensos. O azul traz segurança e paz de espírito para o seu ano, porque é a cor da tranquilidade, da harmonia e da saúde.
Por outro lado, o verde representa esperança e saúde, equilíbrio e recomeço. Quem quiser atrair o sucesso financeiro e profissional deve apostar num look ou peça íntima na cor laranja. Se está em busca de estabilidade use o violeta que o ajudará a focar em seu objetivo.
Assim como o dourado, o amarelo está associado à prosperidade e à riqueza, tanto material como de espírito. É a cor da alegria e descontração. O roxo e o lilás são as cores da intuição, e estão ligadas com a espiritualidade, a inspiração e a purificação mental.
As cores escuras geralmente são evitadas durante a passagem do ano, especialmente o preto que é associado ao luto e coisas negativas. Por outro lado, nem todas as pessoas acreditam nesse simbolismo. Afinal, preto significa a ausência de cores, portanto simboliza independência e poder, além de transmitir a sensação de sofisticação, luxo e elegância.
Por Redação DRC / Foto: Reprodução/Elas no Tapete Vermelho