Entre os acidentes de trânsito mais comuns nas estradas brasileiras, a colisão traseira tem um lugar de destaque. As causas apontadas como as principais responsáveis por esse tipo de ocorrência são o cansaço, a falta de atenção dos motoristas e o desrespeito à recomendação de guardar distância segura do veículo que segue à frente.
De janeiro deste ano até 31 de outubro, a Eixo SP Concessionária de Rodovias registrou 399 colisões traseiras em toda sua malha viária, que vai da região de Piracicaba e Rio Claro até Panorama, na divisa com Mato Grosso do Sul. Em 2021, neste mesmo período, foram 406 ocorrências desse tipo.
Para o gerente de Operações da concessionária, Paulo Balbino, a observância de algumas medidas simples é o suficiente para reduzir bastante o risco de colisões traseiras. Uma dessas atitudes, segundo ele, é redobrar a atenção e reduzir a velocidade ao trafegar por trechos urbanizados, onde as entradas e saídas de veículos são mais frequentes.
Veja a seguir outras orientações igualmente importantes fornecidas pelo gerente de Operações da Eixo SP para garantir que a viagem transcorra sem maiores problemas, de forma segura e tranquila aos usuários das rodovias. Confira:
1 – Mantenha distância do veículo da frente
A distância segura depende da velocidade que o motorista está trafegando. Quanto maior a velocidade, maior deve ser a distância de segurança entre os veículos. O suficiente para dar tempo de alguma manobra de emergência caso haja necessidade.
2 – Não use celular enquanto dirige
A prática é comum entre os motoristas. No entanto, além de ser uma infração de trânsito considerada gravíssima, é uma atitude extremamente perigosa, pois tira a atenção do que se passa na estrada.
3 – Respeite os limites de velocidade
Conduzir o veículo a uma velocidade acima do máximo permitido é uma das razões mais recorrentes para acidentes de trânsito. Fique atento às placas de sinalização da via e obedeça-as.
4 – Descanse antes de pegar a estrada
O cansaço é apontado como um dos principais responsáveis por colisões traseiras. A sonolência, o estresse e a exaustão reduzem bastante o nível de atenção dos motoristas, o que aumenta o risco de acidentes.
5 – Pratique a direção defensiva sempre
Como o próprio nome diz, é uma maneira do condutor se defender de colisões. Ela permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e agir de maneira preventiva para evitar acidentes. Para isso, a atenção na via precisa ser constante.
6 – Faça manutenção preventiva do veículo
A direção defensiva inclui também a manutenção periódica e preventiva do veículo. O condutor deve verificar regularmente as condições dos pneus, freios, nível de óleo e água, além do sistema de iluminação. São práticas importantes que reduzem as probabilidades de acidentes por mau funcionamento do veículo.
7 – Jamais beba se for dirigir
Por mais que seja de conhecimento de todos os motoristas, nunca é demais lembrar. O consumo de bebida alcoólica é expressamente proibido. Por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool altera os reflexos, diminui a coordenação motora, deixa o raciocínio mais lento, ou seja, representa um risco enorme para a condução de um veículo.
Caso os usuários necessitem descansar por um momento, fazer a verificação do veículo ou mesmo solicitar ajuda, a Eixo SP mantém o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) disponível 24 horas por dia. Além do espaço físico localizado em vários pontos ao longo do trecho, é possível acioná-lo também pelo serviço 0800-170-8998.