Os tons da natureza viraram tendências em quartos para a bebê conferindo atmosfera acolhedora ao espaço com a tranquilidade que a criança precisa. A renovação do ambiente tem relação direta no conforto da criança, afinal as cores influenciam no comportamento humano e, quando bem escolhidas, ajudam a reduzir estímulos e a elevar o sossego ao quarto infantil.
Designados a criar um quarto que une modernidade, calmaria e mensagens lúdicas, os arquitetos e design de interiores Roberta Cidrim (robertacidrimarquitetura) e Paulinho Ramalho (arq_paulinhoramalho) assinaram a decoração de um quarto infantil com tons que remetem à natureza a convite da Tintas Iquine, líder do segmento nas regiões Norte e Nordeste do país.
Para a concepção de um quarto confortável às crianças, os decoradores sugerem o esverdeado suave da cor Imeri 2071, da Iquine, ideal para emoldurar o ambiente. Tons em verde e marrom misturados a figuras de animais se conectam com o mundo imaginário das crianças.
Carregar um pouquinho dessa natureza traz mais acolhimento para o quarto, numa época em que sair de casa para passear ao ar livre não é uma opção tão indicada, principalmente para essa fase da vida das crianças”, comenta a arquiteta de interiores Roberta Cidrim.
Tons suaves ajudam no relaxamento de crianças
Estudos das cores destacam o poder dos tons suaves em ambientes infantis. A psicologia das cores analisa as reações provocadas pelas cores no comportamento das pessoas e considera o verde a cor mais repousante e relaxante para o olho humano. Sendo uma cor de efeito calmante, o verde aumenta a estabilidade. Paletas de tons mais suaves aumentam a sensação de relaxamento.
Para um quarto infantil, é desaconselhável o uso de cores vivas e coloridas, pois essa mistura intensa de cores exerce fascínio nas crianças. Os pequenos são mais atraídos pelas cores em comparação aos adultos. Portanto, um quarto carregado de cores intensas desperta a atenção das crianças, o que não é interessante para quem pretende criar um clima de relaxamento.
Rusticidade com tecnologia
Detalhes em palhinha na decoração de portas e armários pontuam um clima rústico ao quarto. Embora a proposta seja uma estética que remete à natureza, os itens decorativos do quarto podem reunir detalhes que trazem modernidade e energia ao espaço.
A fita LED, que é tendência em decoração, amplia a sofisticação do espaço no tablado e no painel da cama. Esse tipo de iluminação tem a vantagem de ser aplicada facilmente no ornamento de corredores, sancas e no revestimento de degraus e outros objetos compridos. No caso do enfeite do quarto infantil, a fita LED pode ser de baixa intensidade.
“O ponto de partida da decoração foi a definição da paleta de cor que transmitisse tranquilidade ao quarto e dialogasse com a temática proposta. Todos os elementos presentes foram pensados para dar o maior tempo de vida útil possível ao ambiente”, conclui o arquiteto Paulinho Ramalho.
O vídeo completo da renovação do ambiente infantil pode ser conferido na página da Iquine no Youtube.
Foto: Divulgação