Ao idealizar a decoração da casa, um dos pontos essenciais é a combinação de cores no ambiente. Elas trazem diferentes sensações para o local, como maior amplitude ou harmonização do cômodo, e quando conjugada aos móveis, objetos decorativos e iluminação, também podem ajudar a personalizar a casa e torná-la ainda mais aconchegante e harmoniosa para a família.
Para Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decoração, antes de definir as cores da casa, o ideal é pensar nos cômodos de maneira isolada. “É preciso buscar equilíbrio entre os tons e os demais elementos que vão compor cada espaço. Além disso, o bom senso e equilíbrio sempre devem prevalecer”, afirma.
Abaixo, veja as principais dicas da especialista para montar um ambiente aconchegante e harmonioso. Confira:
Tamanho do ambiente
Analisar a dimensão do cômodo é um aspecto importante na hora de definir aonde as cores serão aplicadas. “As tonalidades vibrantes são perfeitas para os espaços maiores, já que concedem a sensação de acolhimento. Tons mais claros, como branco e pastéis, são ideais para ambientes com área reduzida, como sacadas e lavabo”, aconselha. Camila ainda complementa que, em uma integração de ambientes, as cores também auxiliam na separação das áreas e os detalhes são realçados com a mescla de cores.
Cores análogas
As cores análogas estão lado a lado no círculo cromático, como laranja, amarelo e verde, por exemplo. No ambiente, elas nos permitem produzir combinações suaves e que resultam em ambientes que transmitem sensação de leveza, já que não geram contraste. “São frequentemente encontrados na natureza, como em árvores no outono e, portanto, passam uma sensação de harmonia e bem-estar. Além disso, ao apostar nessas nuances, a casa também pode garantir um ar mais requintado e sofisticado”, diz.
Tom sobre tom
Para quem ama ambientes coloridos, mas tem medo de enjoar ou exagerar, a tendência do tom sobre tom é a mais indicada. “O mais indicado é combinar a cor das superfícies com os móveis. Assim, a mesma tonalidade surgirá de forma inovadora em vários pontos da residência, formando uma bonita e harmoniosa composição”, sugere.
Monocromático
O ambiente monocromático é um estilo em que se usa uma única cor nas paredes, móveis e demais objetos. “A cor única, que mescla tonalidades, vem sendo bastante utilizada em projetos, justamente, por personalizar os cômodos de forma exclusiva. É ótimo para quebrar a monotonia dos ambientes da casa e produzir efeitos únicos. A casa recebe um ar minimalista, que pede poucos elementos e valoriza o essencial”, explica.
Invista nos detalhes
Se estiver com receio de apostar em colorações mais intensas, a recomendação é investir em pequenos detalhes. “É possível empregar tons mais fortes em peças decorativas como lustres, cortinas, almofadas, tapetes, roupas de cama e sofás. Dessa forma, as cores mais vibrantes se concentrarão nas mobílias, que são peças mais fáceis de serem substituídas caso o conceito de decoração seja reformulado”, indica.
Clássico preto e branco
A combinação atemporal do preto e branco pode ser levada a diferentes ambientes. “O equilíbrio entre o claro e o escuro garante sofisticação e reúne aspectos do estilo contemporâneo. Uma sugestão é deixar a cor branca para as paredes, conferindo uma sensação de amplitude e boa iluminação para a casa e aplicar a cor preta nos móveis e objetos, destacando os detalhes por meio do contraste”, finaliza.
Foto: Spacejoy/Unsplash