O envelhecimento da população acontece com rapidez e, ao chegar na terceira idade o que deveria ser um momento de tranquilidade, muitas vezes, é visto como um mundo de obstáculos. Isso acontece porque ao envelhecer os idosos começam a apresentar algumas dificuldades, comuns nessa etapa da vida, como locomoção, falta de firmeza e equilíbrio.
Para enfrentar a chegada à terceira idade, é importante se ajustar à rotina de vida. “As mudanças incluem adaptação das casas com pontos de apoio, facilitação com relação à iluminação, locomoção e segurança” explica a neurologista da rede de franquias de residências sênior Terça da Serra, Luiza Piovesana.
Adaptar a casa é uma das formas para acolher o idoso com mais cuidado e carinho. Entre as mudanças que são necessárias está a decoração da residência. É indicado limpar a circulação dos ambientes e retirar tapetes e móveis do meio do caminho. Também é importante colocar pontos de apoio, como corrimão em trajetos longos e barras no banheiro. Não podemos esquecer de alguns cuidados para evitar acidentes domésticos, como optar por um fogão que não tenha gás e instalar o sensor de fumaça.
Outras medidas também ajudam a melhorar o dia a dia da rotina do idoso, como facilitar a iluminação, disponibilizando os interruptores de energia em locais de fácil acesso, além de instalar sensores de presença e luz de vigília. E incluir itens de segurança, como câmeras, relógio com GPS e a babá eletrônica para monitorar os idosos em casos de acidentes.
Ter bengalas e andadores adequados e que não escorreguem, um sapato que seja antiaderente e bem preso ao pé, tanto para não machucar, quanto para não tropeçar, são fundamentais. Outras cautelas são importantes quando o idoso sofre de demência, como ter na residência uma decoração que remeta à trajetória de vida da pessoa, com fotos e objetos pessoais.
Sobre a Terça da Serra
O Grupo Terça da Serra nasceu em 2014 em função da carência notada pela médica Joyce Duarte Caseiro, de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade na região de Campinas.
Com a missão de oferecer hospedagem e cuidados de alto padrão para idosos, de forma humanizada, respeitando a individualidade dos hóspedes e, dessa maneira, melhorar a qualidade de vida, o residencial sênior é referência na relação e cuidado com os hóspedes.