A Páscoa é uma das festas cristãs mais importantes. De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, a Páscoa ocorre três dias após a crucificação de Jesus pelos romanos e conclui a “Paixão de Cristo”, que começa com um período de 40 dias de jejum – Quaresma e é concluída pela Semana Santa.
A Páscoa é uma importante celebração do cristianismo que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data dessa comemoração é móvel e seus critérios de definição foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C., durante o Concílio de Niceia.
As autoridades religiosas instituíram que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a lua cheia que acontece após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte). Dessa forma, o período de celebração fica entre 22 de março e 25 de abril.
Este ano, a Páscoa será celebrada pela comunidade cristã em todo o mundo neste domingo, 9 de abril. É um dia de festa e celebração durante o qual as pessoas participam de serviços de oração, decoram e distribuem ovos de Páscoa e jogam jogos tradicionais de Páscoa.
História
A história por trás da Páscoa está no Novo Testamento da Bíblia, que narra como Jesus foi preso pelas autoridades romanas porque afirmava ser o “Filho de Deus”. Ele foi então condenado à morte por Pôncio Pilatos, o imperador romano, por crucificação. Sua ressurreição três dias depois marca a ocasião da Páscoa. Este dia também está intimamente associado ao festival judaico da Páscoa.
De acordo com o Novo Testamento, acredita-se que ocorreu no terceiro dia (após seu enterro) após sua crucificação pelos romanos no Calvário. É o ponto culminante da temporada religiosa da Quaresma, um período de 40 dias de jejum, oração e penitência.
Significado
O dia marca a volta de Cristo que se sacrificou pelos pecados da humanidade. A ressurreição o prova como o verdadeiro filho de Deus que derrotou o mal e a morte antes de ascender ao céu.
A Páscoa marca a conclusão da Paixão de Cristo, começando na Quaresma e terminando com a Semana Santa, que inclui a Quinta-feira Santa (que celebra a Última Ceia de Jesus com seus 12 Apóstolos), Sexta-feira Santa (que relembra a crucificação de Jesus) e finalmente terminando com o Domingo de Páscoa, que representa o dia da ressurreição de Cristo.
Celebração
Os ovos de Páscoa foram incorporados às tradições da data religiosa. Foto: Reprodução/Internet
A comemoração da Páscoa no cristianismo acontece de diferentes maneiras, por conta das distintas vertentes cristãs que existem: católicos ortodoxos e protestantes (sendo que dentro do protestantismo existe uma gama de vertentes). No Brasil, a tradição mais popular é a católica. Dessa forma, durante a Semana Santa, a celebração é marcada pela realização de missas diversas e encenações da crucificação e ressurreição de Cristo que são conhecidas como Paixão de Cristo.
A Vigília Pascal, um serviço religioso, é como muitas igrejas iniciam a celebração da Páscoa na madrugada do sábado anterior. Existem várias celebrações não religiosas também, incluindo ovos de Páscoa e o coelhinho da Páscoa, que entrega chocolates e doces para as crianças. Os ovos representam o nascimento e a fertilidade, e acredita-se que sejam usados durante as festividades da Páscoa para simbolizar o renascimento de Jesus.
Embora a Páscoa tenha muito significado religioso no cristianismo, várias tradições datam dos tempos pré-cristãos e pagãos. Esta celebração cristã também está intimamente associada à festa judaica da Páscoa, bem como ao êxodo dos judeus do Egito, conforme descrito no Antigo Testamento.