A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) sediará no próximo sábado, dia 18, uma segunda campanha para encontrar doadores compatíveis de medula óssea. A campanha é realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a prefeitura de Santa Gertrudes, além de diversos voluntários.
A primeira campanha aconteceu em função do caso do pequeno Samuel Vitor de Souza, de 8 anos, que mora na cidade de Santa Gertrudes. Felizmente ele conseguiu encontrar um doador 100% compatível 15 dias após a realização da campanha.
Na primeira campanha houve uma participação muito grande de pessoas, porém nem todos conseguiram fazer a doação por conta de uma limitação técnica da Unicamp (capacidade/dia de captação). Por esse motivo, uma nova campanha será realizada.
“Esta segunda campanha que estamos fazendo é para atender aqueles voluntários que estiveram aqui e não puderam doar, em consequência da capacidade planejada para o dia da coleta que foi esgotada. Sendo assim, em nome de todas as pessoas que aguardam um doador, assim como foi com o Samuel, contamos com a sua participação”, destaca a mãe do Samuel Andrea Araújo.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ser portador de doenças autoimunes e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite). Também é preciso apresentar documento original de identidade com foto e comprovante de endereço.
A Aspacer fica na Rua 4, 470, no Centro de Santa Gertrudes. As coletas serão feitas no sábado (18), das 9 às 13 horas.
Foto: Eduardo A. Vianna/Aspacer