O primeiro dia de quarentena decretado pelo Governo do Estado deixou as ruas de Rio Claro vazias nessa terça-feira (24). Conforme determinação, foi suspenso o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, centros comerciais, condomínios de lojas, galerias e estabelecimentos congêneres, academias e centros de ginástica. Assim como o consumo local em bares, restaurantes, padarias e supermercados.
Em alguns supermercados do município, o acesso foi controlado com a distribuição de senhas e a temperatura corporal do cliente foi medida. Nos varejões de frutas e legumes, a limpeza seguiu os critérios determinados pela Vigilância, com lavagem do chão com desinfetante e limpeza das gôndolas. Nas padarias e supermercados, funcionários adotaram o uso de luvas de proteção.
Estabelecimentos comerciais que descumpriram a determinação foram fechados pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Não podem funcionar estabelecimentos que não são considerados de primeira necessidade. Aqueles que descumprirem as medidas poderão sofrer as sanções previstas na legislação.
ALIMENTAÇÃO
O fornecimento de alimentos prontos pode ser feito apenas no sistema delivery, com entregas na casa do consumidor. No caso do comércio ambulante de alimentos, os profissionais regularizados poderão operar em regime de “drive-thru”.
O funcionamento é permitido para atividades consideradas essenciais como hospitais, farmácias, supermercados, açougues e padarias. Também estão autorizados a funcionar os postos de combustíveis, depósitos de gás, oficinas de veículos automotores, depósitos de material de construção, bancas de jornal, serviços de segurança privada, bancos e lotéricas (com controle de fluxo), serviços de limpeza e coleta de lixo.
A portaria na íntegra pode ser conferida na edição do Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (23), que pode ser acessado no site da prefeitura (www.rioclaro.sp. gov.br).
Foto: Divulgação