A rotatória Aroldo Barthmann, uma das referências viárias da Avenida Brasil, no Distrito Industrial de Rio Claro, foi revitalizada. A obra é fruto do programa Adote uma Praça, em que a prefeitura de Rio Claro concede à iniciativa privada a oportunidade de usar espaços públicos como vitrine para seu empreendimento, ao mesmo tempo em o município recebe importante colaboração para a manutenção e melhorias de praças e logradouros.
“Desde que iniciamos nossa administração, trabalhamos no sentido de buscar e valorizar as parcerias, e o programa Adote uma Praça traz a essência desse espírito de colaboração e trabalho conjunto em prol da comunidade”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que entrega nesta quarta-feira (7) às 9 horas a revitalização da rotatória, localizada na Avenida Brasil com a Rua Schobell.
A denominação da rotatória Aroldo Barthmann é oriunda de projeto de lei do então vereador Juninho da Padaria, como reconhecimento ao seu trabalho no município. Nascido em Rio Claro, em setembro de 1924, aos 23 anos Aroldo abriu sua empresa para fabricação de peças e acessórios para picadores de carne. Além de empresário, também era cantor, tendo gravado LPs e CD.
De acordo com o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, a Barthmann Indústria Metalúrgica foi a primeira a firmar convênio a partir da atualização da lei que permite parcerias entre a prefeitura e empresas nos termos do “Adote uma Praça”. “O documento foi assinado em outubro do ano passado e a comunidade já pode ver os excelentes resultados dessa iniciativa, que é boa para o município e para as empresas parceiras”, observa Rotolo, explicando que o convênio tem validade de dois anos.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri, destaca os ganhos para manutenção da cidade trazidos pela parceria com as empresas. “Rio Claro tem 146 praças e toda a colaboração no sentido de mantê-las limpas e em ordem para o uso da comunidade é muito bem-vinda”, comenta, lembrando que rotatórias também recebem limpeza ininterrupta da prefeitura e a colaboração para esse serviço e em outros logradouros também é uma ajuda inestimável para o poder público.
Além da iniciativa privada, o programa Adote uma Praça prevê a revitalização de áreas públicas por meio de parcerias também com instituições e munícipes. O adotante recebe permissão de uso da praça onde pode instalar placa publicitária no local, respeitando a padronização definida pela prefeitura. A praça em frente ao Mercado Municipal e a tradicional praça São Benedito já foram adotadas.
Convênio para adoção de outra, na Avenida Saburo Akamine com a Rua 30, no bairro Santa Elisa, será formalizado em breve. Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, que fica no paço municipal.