Na sexta-feira (16) o Rotary Club de Rio Claro Sul fez a doação de um scanner 3D e uma impressora 3D para o Espaço Maker da Empresa Júnior da Sociedade Educação e Caridade do Colégio Puríssimo Coração de Maria. Os equipamentos vão auxiliar na confecção, em polímeros, de próteses, órteses, parapódiuns, andadores para amputados e/ou deficientes, além de outros tipos de necessidades que poderão ser atendidas.
A cerimônia contou com a presença de vários rotarianos, integrantes da direção do colégio e alunos. O projeto “Educando e Servindo” foi realizado pelos rotarianos com subsídios originados do fundo distrital de utilização controlada.
O que é a Empresa Júnior?
A Empresa Júnior Puríssimo é uma organização sem fins lucrativos com aproximadamente 75 integrantes, especializada em tecnologia e cultura maker, criada com o objetivo de fomentar o aprendizado prático dos educandos, em que o professor inspira e os alunos lideram.
Os alunos assumem problemas reais e não apenas simulações, e têm como objetivo promover o desenvolvimento tecnológico e humano dos participantes, transformando o conhecimento em produtos e ações que resolvem os problemas da comunidade, sem cobrar nada.
O Espaço Maker
A “Sala Maker”, como é conhecida pelos educandos, possibilita buscar o saber e o conhecimento, retribuindo à comunidade ações que reforçam a prática da cidadania de forma gratuita. Como a quantidade de amputações e a demanda por próteses mecânicas se faz presente como uma problemática na atual saúde brasileira, a Empresa Júnior propõe formas de dinamizar o auxílio a este público tornando o atendimento mais acessível e, assim, diminuindo o tempo de espera de muitas pessoas dependentes do SUS e do INSS.
A produção de próteses e parapódiuns representam hoje o “carro chefe”, mas para que o Espaço Maker pudesse incluir a produção de órteses voltadas para a osteogênese imperfeita era necessário adquirir um aparelho de escaneamento digital, o scanner 3D (CR-Scan Lizard Premium – Creality 3D), utilizado para escanear/desenhar a parte do corpo humano e outras demandas.
O Colégio Puríssimo está buscando orientações e tomando os cuidados necessários para conseguir regulamentação perante a ANVISA
Menino com “ossos de vidro”
No início deste ano, os alunos da Empresa Júnior atenderam Israel, um garotinho de dois anos, natural do Paraná, que possui a doença dos “ossos de vidro” e que já contabiliza mais de 28 fraturas. O pequeno Israel recebeu quatro órteses produzidas por um processo inovador e único no Brasil. Por meio do escaneamento digital de seu corpinho e usando software em ambiente CAD, o menino teve a órtese projetada especialmente para ele.
A órtese é utilizada para imobilização, uma vez que o gesso convencional não é uma opção para os casos da osteogênese imperfeita por ser áspero, pesado e de difícil remoção. A órtese produzida para o Israel pode servir também para distribuir a pressão em qualquer impacto, dissipando assim a força de um choque mecânico evitando assim novas fraturas.
A peça foi produzida pela Empresa Júnior, mas contou com a ajuda de um aparelho de escaneamento digital emprestado da multinacional NMS de Sumaré. O procedimento foi realizado no próprio Espaço Maker. Portanto, a Empresa Júnior precisava ter seu próprio equipamento de escaneamento digital, haja vista que a demanda para este tipo de procedimento é muito grande. Não há nenhum centro de referência no interior do estado de São Paulo que faça este tipo de atendimento (escaneamento digital).
A partir de agora o equipamento se tornará fundamental para acompanhar e atender vários tipos de demanda e todos os casos de osteogênese que surgirem, uma vez que quando a criança cresce e se desenvolve há a necessidade de se produzir novas órteses.
Sobre o Rotary Club de Rio Claro Sul
A Fundação Rotária transforma as contribuições dos rotarianos em projetos que mudam a vida de pessoas no mundo todo. Desde que foi criada há mais de 100 anos, a Fundação Rotária investiu cerca de US$ 4 bilhões em iniciativas sustentáveis e de grande impacto.
Junte-se ao Rotary e venha também fazer a diferença. O Rotary Club de Rio Claro Sul reúne-se às terças-feiras, na sede da Associação dos Rotarianos de Rio Claro, às 20 horas, na Avenida 12, 231 entre as ruas 2 e 3, Centro. Envie-nos uma mensagem pelo Facebook @rotaryclubrioclarosul ou pelo e-mail: carlosbaccaro@uol.com.br para mais informações.
Fotos: Hércules Marcos