Há mais de 30 anos os Rotarianos do Mundo todo trabalham pela Erradicação da Poliomielite e já investiram mais de 3 bilhões de dólares na Erradicação da Pólio. Nesse ano, com a preocupação da volta de algumas doenças no Brasil que já foram erradicas, as unidades de Rio Claro estão com uma programação extensa para alertar sobre os perigos e consequências da pólio. A Campanha de Vacinação começa neste sábado (4) e os Rotary Clubs vão atuar em parceria com o município para conscientizar os responsáveis sobre a importância da imunização.
“Toda a Família Rotária da cidade de Rio Claro estará em ação, de 04 a 31 de agosto, pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo. Nos 2 “Dias D”, a serem realizados na cidade de Rio Claro, em 04 e 18 de agosto, haverá uma Grande Ação no Jardim Público Central e mais de 20 unidades de Saúde estarão realizando as vacinações”, ressalta Roberta Lopes de Moraes, Governadora do Distrito 4590 do Rotary.
Entre as ações da Família Rotária de Rio Claro durante o mês de agosto estão palestras, atividades no Jardim Público e escolas.
No primeiro dia de vacinação os rotarianos acompanham a vacinação nas unidades do Cervezão, Bom Sucesso, 29 e Mãe Preta. No dia 11 um pedágio será realizado em importantes cruzamentos da cidade. No dia 14 visita e conversa com alunos da EMEI Paulo, dia 15 a atividade acontece na EMEI Assistência e dia 16 visita aos alunos da EMEI Dom Pedro I. Em 18 de agosto tem acompanhamento do 2º dia “D” nos postos de vacinação.
Roberta ressalta a importância de verificar o porquê 312 cidades do país estão abaixo de 50% da meta vacinal. “Por isso estamos com a campanha “Adote um Posto Vacinal”, para acompanhar e entender a realidade. Temos que intensificar as informações sobre a necessidade da imunização”, alerta Roberta.
Outra importante ação que acontece neste mês é a Palestra “Todos Juntos Contra a Polio” com o Doutor Paulo Kudo, especialista no assunto. O público alvo são pais de crianças e responsáveis de crianças de 1 a 5 anos de idade. Os interessados em conferir a palestra onde também será servido um jantar, podem adquirir a adesão ao preço de R$20 até esta sexta-feira (3), pelo telefone 982601007. O local é a Associação dos Rotarianos de Rio Claro na Avenida 12 com Rua 2 – Centro.
BALANÇO
O Ministério da Saúde listou 312 municípios do Brasil com risco para a poliomielite. No estado de São Paulo são 44 cidades que precisam ficar em alerta.
Ipeúna com pouco mais de 7 mil habitantes está na lista divulgada pelo Ministério da Saúde. O município apresentou 47,37% da cobertura vacinal contra a doença em crianças menores de 1 ano. Isso referente ao fechamento do calendário de 2017. Em nota a Secretaria de Saúde de Ipeúna informou que o Setor de Imunização já está verificando os casos faltosos de 2017 e também está revendo a compatibilidade entre os sistemas utilizados para calcular a cobertura vacinal.
Em Rio Claro, no ano passado a cobertura atingiu 83% com 2.109 crianças menores de 1 ano vacinadas. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas contra a poliomielite apenas crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Em Rio Claro, 9.079 crianças devem ser vacinadas, conforme informou o Ministério da Saúde à Vigilância Epidemiológica do município.
DOENÇA
Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. É causada por um vírus que vive no intestino e geralmente atinge crianças menores de 4 anos.