A Grande Final da Copa Truck, domingo, em Curitiba, mostrou que as corridas de caminhões estão atraindo cada vez mais público.
Diante de 32 mil pessoas que abarrotaram todos os setores disponíveis no Autódromo Internacional de Curitiba -, Roberval Andrade sagrou-se campeão brasileiro.
O piloto da Scania chegou à capital paranaense como vice-líder da competição com 126 pontos, dois atrás de André Marques, e tratou de trabalhar para não precisar depender do resultado de ninguém para levantar a taça.
Marques, que fez uma temporada impecável, regular em todas as etapas e chegou ao Paraná na liderança, abandonou as duas corridas e deixou o caminho livre para Roberval e Felipe Giaffone disputarem diretamente pelo campeonato.
Os dois duelaram pela liderança durante toda a corrida até que, na penúltima volta, em uma manobra por fora, Roberval tomou a ponta de Giaffone e voou rumo à vitória, com seu companheiro de equipe, Leandro Totti, roubando pontos importantes de outro finalista, Wellington Cirino, que recebeu a bandeirada em quarto lugar.
Com a inversão do grid, Adalberto Jardim e Regis Boessio dividiram a primeira fila na prova complementar, que despejou outro caminhão de emoção no autódromo: na disputa pela liderança, Jardim e Beto Monteiro se tocaram e saíram da pista, quase levando junto Roberval.
Escapando com muita sorte da confusão, Roberval viu Giaffone disposto a dar o troco e mais um capítulo deste duelo foi escrito. Giaffone tomou a ponta restando três voltas, porém, todo o esforço do campeão de 2017 foi em vão: o segundo lugar bastava para Andrade levantar a taça – e ele só perderia se fosse ultrapassado pelo terceiro colocado, Cirino, que não conseguiu imprimir o mesmo ritmo dos protagonistas.
Dessa forma, Roberval, que compete de caminhões desde 1999, conquistou seu terceiro título nacional, igualando-se a Totti e ficando a um de Giaffone e Cirino no ranking dos maiores campeões brasileiros da história.
Concluídas as duas provas, Roberval terminou o ano com 164 pontos, apenas dois à frente de Giaffone. Cirino, com 152, garantiu o terceiro, com Renato Martins, André Marques e Giuliano Losacco (que conta com o patrocínio da Cortez Imóveis) completando a lista dos finalistas.
Já na briga entre os não-finalistas, o melhor foi Beto Monteiro, à frente de Adalberto Jardim, Regis Boessio e Leandro Totti.
O calendário da temporada 2019 da Copa Truck será divulgado em breve.