Em 1999, dois rioclarenses profissionais do futebol tiveram a oportunidade de conhecerem o consagrado técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, falecido recentemente.
O Prof. Leandro Cavalaro, à época, goleiro do EC Lemense que disputava a Segunda Divisão do Campeonato Paulista e o Preparador de Goleiros Nelsinho Martinhi.
Eles estiveram no CT da Portuguesa de Desportos, time treinado por Zagallo e foram muito bem recebidos pelo Velho Lobo. O fato foi registrado em uma foto que ambos, Leandro e Nelsinho, guardam com muito carinho até hoje.
Em bate-papo descontraído com o Diário Esportes, Nelsinho lembra com satisfação daquele encontro: “Zagallo foi muito atencioso conosco, nos deu conselhos, uma pessoa humilde e muito generosa. Tínhamos ido a São Paulo pra fazer um jogo-treino com a Portuguesa de Desportos e fomos muito bem recebidos. Eu treinava os goleiros do Lemense, o Leandro Cavalaro, aqui de Rio Claro e o Juninho, que, inclusive, depois, jogou também no Rio Claro FC. Foi um fato marcante na minha vida ter conhecido o tetracampeão do mundo Zagallo, essa figura consagrada do futebol mundial, que agora nos deixou”.
Leandro Cavalaro, ex-goleiro profissional, estava no início da carreira, em 1999, atuando pelo Lemense EC, quando conheceu Zagallo. A exemplo de Nelsinho Martinhi, ele lembra com muita emoção desse encontro. Falando ao jornal Diário, Leandro, que atualmente é sócio proprietário de uma academia em Rio Claro, teve uma ótima impressão do Velho Lobo. “Nós fizemos esse jogo amistoso, onde fui muito bem no jogo, fazendo grandes defesas e até recebi um aperto de mão do atacante Ricardo Oliveira, fazendo vários “milagres” nessa partida. Lembro que, quando acabou o jogo fomos perguntar se poderíamos tirar uma foto com o Zagalo, no mesmo momento ele nos atendeu com uma simplicidade inexplicável, e nos falou: “Claro podem tirar quantas fotos quiserem , inclusive após as fotos o Zagalo me chamou junto com meu ex empresário Vando de Melo, e me falou que gostou muito da partida que eu tinha feito e que gostaria que eu fosse fazer uma semana de avaliação na Portuguesa de Desportos, fiquei muito contente, um tetra campeão do mundo, falando que tinha gostado muito da partida amistosa que eu tinha feito. Mas, infelizmente, o Vando de Melo, que era quem administrava o Lemense, não deixou eu ir fazer essa avaliação de uma semana na Portuguesa, porque me falou que tinha outros planos para minha carreira futebolista.
Fiquei imaginando um treinador como o Zagalo que treinou várias seleções sendo uma pessoa tão gentil e educada recebendo e atendendo pessoas que ele nunca tinha visto em sua vida, mas sua simplicidade falou mais alto. Essa imagem do Zagalo e sua simplicidade, levo até hoje na vida profissional, um exemplo de pessoa um grande profissional”.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Arquivo Nelson Martinhi