A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro vai ganhar um novo canil. A prefeitura contratou a empresa Reivax Engenharia e Projetos Ltda., por meio de licitação, para realizar a obra que terá investimentos da ordem de R$ 602.982,60. O valor ficou abaixo da estimativa inicial prevista no edital que era de R$ 641.371,16.
O contrato entre a prefeitura e a empresa foi assinado no último dia 3 e o extrato publicado na edição de quarta-feira (12) do Diário Oficial do Município. De acordo com o documento, o contrato tem vigência de três meses. O canil será construído em área localizada na Rua 11 esquina com a Avenida 23, no Bairro do Estádio, próximo às sedes da corporação e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.
De acordo com o edital de licitação, o canil terá área administrativa, sanitários, sala clínica, depósito e as dez baias para os cães. O projeto prevê que o espaço tenha reservatório com capacidade mínima de 1.000 litros de água, iluminação adequada conforme as normas ABNT, ralos para lavagem nos prédios e revestimento cerâmico do chão ao teto nas áreas úmidas. Os demais ambientes receberão pintura impermeável e lavável, como determina o Código Sanitário.
Atualmente, o canil da GCM funciona dentro do espaço onde fica a corporação. O canil conta com sete cães, que são treinados para atuarem em situações que envolvam materiais entorpecentes (cães farejadores), ocorrências de distúrbios civis (cães de ataque e defesa) e cinoterapia (cães sociais).
O canil da GCM foi fundado em 28 de janeiro de 2004 e completará 20 anos em 2024. A meta é inaugurar as novas instalações em setembro, quando se formam os 42 agentes que fazem curso de formação para ingresso na corporação. Os candidatos foram selecionados via concurso público.
Além do canil da GCM, o município tem ainda o canil municipal localizado na Avenida das Industrias no Distrito Industrial. Essa unidade fiscaliza, orienta e recolhe animais (inclusive de grande porte) em situações de maus-tratos. O canil municipal realiza programa de adoção de animais, que saem do local castrados, vacinados e com chip de identificação. O serviço atende no Distrito Industrial, na Avenida das Indústrias com a Rua Alfa, telefone (19) 3532-4115.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação