Com o objetivo de diminuir o ritmo de propagação do coronavírus e ampliar o índice de isolamento social, o município de Rio Claro vai intensificar a fiscalização no comércio. “Quem não estiver respeitando as normas será notificado e aqueles que forem reincidentes poderão ter o alvará de funcionamento suspenso”, afirmou o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.
O assunto foi tratado em reunião coordenada pelo prefeito João Teixeira Junior no paço municipal, na tarde desta quinta-feira (30), com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e setor de fiscalização da prefeitura.
“Não podemos aceitar uma situação como esta. O vírus está se propagando e fazendo novas vítimas, e muita gente não está respeitando as regras da quarentena decretada pelo governo estadual”, disse o prefeito Juninho.
“Entendemos que é um momento difícil para todo mundo, inclusive para os comerciantes, mas a promotoria pública já se manifestou dizendo que o município não pode desrespeitar o decreto estadual. Além disto, cidades como Blumenau, que abriram o comércio, tiveram o número de casos da Covid rapidamente aumentado”, observou.
O secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, ressalta que o crescimento do índice de isolamento social é fundamental para que Rio Claro consiga ser incluído entre os municípios paulistas que serão autorizados pelo governo estadual a adotar medidas de flexibilização da quarentena. “O índice de isolamento é um dos critérios de avaliação do governo paulista e, se fosse hoje, não conseguiríamos flexibilizar”, alerta.
O município de Rio Claro, que tem sete óbitos por coronavírus, 10 casos em investigação e 34 casos confirmados, chegou a registrar 62% de isolamento social nos dias 10 e 19 de abril. Porém, este índice caiu nos últimos dias e na medição de quarta-feira (29) registrou apenas 49%.
Foto: Divulgação