Rio Claro está ampliando o cuidado às crianças com diabetes que estudam na rede municipal de ensino. O prefeito Gustavo realizou reunião nesta quarta-feira (27) na Fundação Municipal de Saúde e anunciou a implantação de programa inédito no município, que inclui ambulatório para atender crianças das escolas da rede municipal que têm diabetes.
“Esse é um atendimento que não está disponível no SUS e que a prefeitura implanta no município com recursos próprios, para garantir o atendimento destas crianças”, destaca o prefeito Gustavo.
O ambulatório contará com médica endocrinologista, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro e psicólogo e funcionará no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). As crianças serão atendidas periodicamente e receberão insulinas das mais modernas disponíveis no mercado. Essas crianças também passarão a contar com o uso da tecnologia para medição de níveis glicêmicos, em trabalho feito em parceria da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
“Isso vai possibilitar que o controle do nível glicêmico da criança com diabetes seja feito na escola”, observa Valéria Velis, secretária de Educação.
Treinamento foi realizado com 60 profissionais da educação, que passam a ter condições de, se necessário, aplicar a insulina no aluno, a partir de orientação do ambulatório, sem que seja necessário dispensar a criança da aula. “Assim cuidamos das crianças e das famílias, em ação de saúde que traz benefícios também à educação e à qualidade de vida destas pessoas”, frisa o prefeito Gustavo.
O programa está sendo implantado a partir de necessidade identificada na rede municipal de ensino. Atualmente 15 crianças estão inseridas no programa. O objetivo é evitar que o índice glicêmico interfira na frequência e aproveitamento escolar das crianças, além de dar tranquilidade às famílias.
“Os cuidados nos primeiros cinco anos da diabetes são fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes, sendo que a diabetes bem controlada neste período é fator importante para evitar complicações na vida adulta”, pontua o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
A implantação do ambulatório para atender crianças com diabetes atende também requerimento dos vereadores Paulo Guedes e Vagner Baungartner.
Foto: Divulgação