Os profissionais de saúde que ainda não receberam a dose da vacina contra a Covid-19 devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Caso a aplicação não seja possível no momento da ida até o posto de saúde, será realizado o agendamento para a vacinação do profissional.
Na quarta-feira (3) 1.098 profissionais de saúde foram vacinados. Até agora, o município vacinou ao todo 4.826 pessoas. O município recebeu mais 3.380 doses de vacina contra a Covid-19, que estão sendo direcionadas às unidades de saúde para o atendimento aos grupos prioritários, que neste momento compreende os profissionais de saúde.
Nesta etapa da vacinação estão sendo vacinados todos os profissionais que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, o que inclui clínicas, ambulatórios e laboratórios. Fazem parte deste grupo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários. Os técnicos e auxiliares da área da saúde e os trabalhadores de apoio também estão sendo vacinados, entre eles estão recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias. A vacinação se estende ainda àqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, e aos funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. É necessário apresentar comprovação de que o profissional atua na área da saúde, incluindo registro em conselho de classe e declaração de vínculo empregatício. Na ausência da documentação a vacina não será aplicada.
Para dar mais agilidade ao atendimento, a Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas que serão vacinadas que façam o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Após a realização do cadastro o profissional de saúde deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da residência, presencialmente ou por telefone.
A vacinação é realizada em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, com exceção da unidade do Santa Elisa. O atendimento é das 8 às 16 horas.
Foto: Divulgação