Rio Claro iniciou na segunda-feira (8) a vacinação contra a Covid-19 dos idosos com 90 anos ou mais. Neste primeiro dia, o município vacinou 337 idosos desta faixa etária, além de 397 profissionais de saúde. A vacinação é realizada das 8 às 16 horas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município, com exceção da unidade do Santa Elisa. O agendamento para receber a dose da vacina está sendo realizado diretamente nas unidades, presencialmente ou por telefone.
No caso dos idosos com mobilidade prejudicada, a equipe da unidade vai até o carro para aplicar a dose da vacina, sem que o idoso precise descer do automóvel.
Desde que a campanha de vacinação contra a Covid teve início, Rio Claro aplicou a primeira dose da vacina em 7.492 pessoas. A vacinação dos profissionais de saúde de linha de frente foi concluída e também dos idosos e profissionais de saúde de casas de repouso.
A vacinação dos idosos acamados, ou que apresentem situação especial de dificuldade de locomoção, será realizada na residência.
No caso dos que já são acompanhados por equipe de saúde da família, a vacina será aplicada na visita domiciliar. Já para quem tem uma unidade básica de saúde como referência (Vila Cristina, Avenida 29, Wenzel e Cervezão) a orientação é que seja feito contato com a Vigilância Epidemiológica por meio do telefone 3532-3720. O cadastro deve ser feito até quarta-feira (10). A Unimed também auxiliará na campanha e se comprometeu a realizar a vacinação dos idosos acamados que têm o plano de saúde.
Para dar mais agilidade ao atendimento, a Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas que serão vacinadas, tanto profissionais de saúde como os idosos, que façam o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
DIREITO À VACINAÇÃO
Muitos leitores questionam sobre pessoas que estão se vacinando e não são funcionárias públicas em hospitais ou não pertencem à faixa etária atendida. Segundo ressaltou a Prefeitura em nota, “os grupos prioritários para vacinação foram determinados pelos governos federal e estadual e o município realiza a vacinação de acordo com o estabelecido. E de acordo com o número de vacinas que recebe”.
Portanto, segundo preconiza o governo do estado de SP, “estão sendo vacinados todos os profissionais que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, o que inclui clínicas, ambulatórios e laboratórios. Fazem parte deste grupo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários. Os técnicos e auxiliares da área da saúde e os trabalhadores de apoio também estão sendo vacinados, entre eles recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias. A vacinação se estende ainda àqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, e aos funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. É necessário apresentar comprovação de que o profissional atua na área da saúde, incluindo registro em conselho de classe e declaração de vínculo empregatício. Sem a documentação a vacina não será aplicada”.
Foto; Divulgação