Há pouco mais de um mês do início da vacinação contra Covid-19 de crianças de seis meses a dois anos de idade, Rio Claro vacinou, até o momento, 240 pessoas nessa faia etária. O levantamento foi feito pela Fundação Municipal de Saúde a pedido do Diário do Rio Claro. A vacinação desse público começou no dia 17 do mês passado.
A imunização é feita com a vacina Pfizer Baby que, até o momento, é a única autorizada para esta faixa etária no Brasil. A Pfizer Baby é aplicada em três doses. A segunda é administrada 28 dias depois da primeira e a terceira 56 dias após a segunda. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do calendário nacional de vacinação.
Como as doses disponíveis são insuficientes para atender todas as crianças dessa faixa etária, a prioridade é para os pequenos com comorbidades. Porém, de acordo com a Fundação de Saúde, a maioria das crianças vacinadas não faz parte desse grupo. Ou seja, crianças com doenças pré-existentes não têm sido levadas às unidades para tomar a vacina.
Diante disso, não tendo procura do público prioritário, as doses são liberadas para as demais crianças em formato de xepa. Segundo a autarquia, o atendimento das crianças sem comorbidade vem sendo feito seguindo ordem cronológica de cadastro por e-mail (agendamentobaby@gmail.com).
Baixa procura
A baixa procura pela vacina não é uma prerrogativa de Rio Claro. Outros municípios também enfrentam o problema. É o caso de Araras que até o último dia 12 tinha aplicado apenas 14 doses das 180 recebidas. Por conta disso, liberou a vacina para todas as crianças de 6 meses a 2 anos.
Essa medida também foi adotada por Campinas que nesta semana abriu a vacinação para todas as crianças de seis meses a dois anos para não perder as doses. Isso acontece devido à baixa procura do público prioritário. Desde o início da vacinação, em 17 de novembro, foram aplicadas apenas 450 doses da vacina, conforme divulgado pela prefeitura.
A ampliação também será adotada pela prefeitura de Limeira que inicia hoje (21) a vacinação geral de crianças nessa faixa etária. De acordo com o município, a imunização segue disponível para crianças até dois anos com comorbidades.
A ampliação da vacinação para crianças sem comorbidades também foi autorizada pelo estado de Minas Gerais nos 853 municípios mineiros. São Carlos já tinha liberado a vacina Pfizer Baby para crianças sem comorbidades no mês passado.
A Fundação de Saúde de Rio Claro informa que a vacinação segue mediante agendamento prévio. No assunto da mensagem deve constar se o caso é de criança com comorbidade ou interesse na xepa. Além disso, no texto é necessário informar o nome e data de nascimento da criança, nome do responsável, telefone para contato e descrição da comorbidade (se for o caso), preferencialmente anexando a solicitação médica.
“O agendamento será respondido por e-mail, informando local e horário para a vacinação. Ao comparecer para a vacinação, é preciso que o responsável apresente documento pessoal da criança e carteirinha de vacinação de rotina”, conclui a autarquia.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas