Continuam abertas até esta segunda-feira (25) as inscrições para o encontro de três dias promovido pelo Papa Francisco, que pretende reunir em Assis, na Itália, de 26 a 28 de março de 2020, jovens de diversas partes do mundo.
Economistas, empresários, doutorandos e pesquisadores de até 35 anos devem participar do evento para tratar de uma economia que inclui e não exclui. Intitulado “Economy of Francesco”, o evento já recebeu a adesão de 500 jovens, de mais de 45 países, entre os quais Brasil, Angola, Portugal, Cuba, Japão, Arábia Saudita e Estados Unidos. Em poucos meses, o site www.francescoeconomy.org já alcançou 2 mil inscritos e as submissões ainda podem ser feitas.
Dentre os já selecionados para participar está a rio-clarense Flávia Mengardo Gouvêa, que é graduada em Relações Internacionais e mestre em História, pela UNESP-Franca, além de MBA em Gestão de Negócios pela USP, com experiência em pesquisa e orientação de estudantes nas áreas de História, Cultura e Economia.
Para Flávia, a importância do evento é de fazer a juventude pensar uma nova proposição para o mundo. “A ideia da economia como a gente tem hoje, o sistema capitalista, ela é insustentável por mais alguns anos, pensando principalmente na questão ambiental e na desigualdade, com muita pobreza”, relata.
Segundo a rio-clarense, a sensação de poder participar é única. “Estou bastante emocionada em ter sido selecionada e pensar que eu vou poder representar o Brasil e nossa região. Além de poder compartilhar com pessoas do mundo todo, de diversas culturas e saberes, além de outras religiões, porque não são só católicos que estão sendo selecionados. É uma forma de poder pensar em um futuro diferente”, revelou.
O evento The Economy of Francesco consistirá de laboratórios, eventos artísticos e plenárias com renomados economistas, especialistas em desenvolvimento sustentável, empreendedores e empreendedoras, que hoje estão comprometidos em nível mundial com uma economia diferente. A intenção é refletir e trabalhar em conjunto com os jovens nestes três dias.
Confirmadas as presenças dos ganhadores do Prêmio Nobel Muhammad Yunus e Amarthya Sen, mas também de Bruno Frey, Tony Meloto, Carlo Petrini, Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva e Stefano Zamagni, entre outros.
Não é uma conferência tradicional, mas trata-se de uma experiência em que teoria e prática se entrelaçam para construir novas ideias e colaborações.
Um programa onde o tempo desacelera para abrir espaço também para reflexão e o silêncio, às histórias e aos encontros, à arte e à espiritualidade, favorecendo o surgimento do pensamento e da ação econômica dos jovens.
Possibilidade de participação também para change-makers, promotores de atividades a serviço do bem comum e de uma economia justa, sustentável e inclusiva. Todas as informações estão disponíveis no site www.francescoeconomy.org.