Com cerca de 30 mil idosos e mais de 70 grupos de terceira idade, o município de Rio Claro prepara um novo serviço para melhorar o atendimento à população idosa. Num trabalho coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria da Cultura, através da Assessoria do Idoso, a prefeitura está implantando o Núcleo de Orientação ao Idoso, que reunirá todas as informações sobre as políticas públicas voltadas para esse público.
O novo serviço irá funcionar no paço municipal. A previsão é de que o Núcleo de Orientação ao Idoso seja inaugurado no dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso.
“É um projeto pioneiro que tem como objetivo dar uma atenção maior aos idosos, fornecer informações e orientá-los sobre como utilizar os serviços públicos disponíveis para esse público”, disse Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, ao falar sobre o assunto quinta-feira (26) na reunião de secretários municipais em que reforçou a necessidade do serviço e solicitou o apoio das secretarias municipais na compilação de informações.
“Temos um carinho muito grande pelos idosos e a obrigação de cuidarmos de quem cuidou da gente”, justificou. O Fundo Social tem grande proximidade com o trabalho dos grupos de terceira idade.
Se o idoso precisar de informações sobre como tirar o cartão de transporte, a equipe do núcleo irá orientá-lo. Se quiser saber dos medicamentos disponíveis na rede pública ou como participar dos grupos de terceira idade, também obterá a informação no serviço.
“Nossa ideia é acolher o idoso oferecendo um atendimento personalizado focado nas demandas específicas das pessoas na terceira idade. Esse núcleo certamente irá se consolidar e gradativamente ampliar os serviços oferecidos”, frisou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Será um espaço de referência para os idosos para que eles possam conhecer todas as ações e serviços que o poder público executa e oferece”, reforçou Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos, ressaltou o pioneirismo do projeto. “É uma grande realização e uma conquista histórica para o município”, frisou.