O município de Rio Claro tem, até o momento, quase 177 mil pessoas recenseadas, segundo informações da agência local do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse dado corresponde a 85,53% da população de 206.950 rio-clarenses estimada pelo IBGE na prévia do Censo 2022 divulgada no mês passado com base nos questionários respondidos até o dia 25 de dezembro. Na época, o IBGE tinha 83,9% do recenseamento concluído no país e 70,8% em Rio Claro. Conforme o IBGE, a população brasileira recenseada até o momento é de 183.829.872.
O novo dado significa que ainda falta quase 30 mil rio-clarenses a serem recenseados, o que representa 14,47% da população estimada pelo instituto para o município. Em 2021, população estimada para Rio Claro era de 209.548 pessoas. Já a população recenseada no último censo realizado em 2010 era de 186.253 pessoas.
Em Rio Claro as dificuldades em concluir a pesquisa se devem às recusas dos moradores e ao grande número de ausentes nos domicílios. “Estamos tendo muitas dificuldades em encontrar o morador e com recusas, principalmente em condomínios”, informa o Rodrigo Pucci, coordenador de área do IBGE Rio Claro, que também responde por Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.
Com isso, o recenseador tem que fazer mais de uma visita para realizar a entrevista, e isso atrapalha o cronograma. Para facilitar o processo e diminuir esse índice, a agência local tem adotado outras medidas como a substituição do recenseador.
Pucci ressalta para a população a importância de responder ao censo. “Todo tipo de política pública e planejamento são realizados com informações coletadas no censo. E a própria inciativa privada escolhe onde vai investir em uma nova unidade, por exemplo, através do perfil da população coletado no censo”, observa o coordenador frisando ainda que os dados são utilizados para estudos acadêmicos e a própria população pode verificar o que falta em seu município através das informações do recenseamento.
Disque-Censo
Outra forma de chegar aos moradores é através do Disque-Censo que atende pelo número 137. O serviço começou a funcionar no início deste mês e serve para que os cidadãos que não responderam à pesquisa possam agendar a visita de um recenseador em seu domicílio. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana, das 8h às 21h30.
Microrregião
Pucci informa que os recenseadores já percorreram os quatros municípios da microrregião de Rio Claro quase em sua totalidade. Segundo ele, em Ipeúna e Santa Gertrudes a pesquisa está praticamente finalizada e está na fase de verificação de ausentes e recusas. Em Corumbataí e Itirapina o trabalho também caminha para a reta final.
Nesta quarta-feira (25), o portal do IBGE apontava que o Censo tinha sido concluído em 90,5% em Ipeúna, 58,3% em Itirapina, 78,6% em Corumbataí, 90,4% em Santa Gertrudes e 94,1% em Analândia.
A coleta do Censo 2022 começou em agosto e a previsão inicial era que terminasse neste mês, porém esse prazo pode ser prorrogado. A meta do IBGE é divulgar os resultados definitivos do Censo 2022 no próximo mês de abril.
Por Ednéia Silva / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil