A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro registrou, no final da tarde de sexta-feira (13), duas novas suspeitas de infecção pelo novo coronavírus. Um paciente está sendo atendido na rede particular de saúde e outro está recebendo cuidados médicos na rede pública. Todas providências determinadas pelo Ministério da Saúde estão sendo tomadas. Até às 18 horas dessa sexta-feira (13), ainda não havia informações conclusivas a respeito da procedência dos pacientes.
Com esses dois novos registros, Rio Claro tem três notificações de suspeita do novo coronavírus. Na quinta-feira (12), foi atendido na rede particular paciente que veio da América do Norte e aguarda o resultado dos exames em casa. Outras três suspeitas registradas na semana passada tiveram resultado negativo para o coronavírus.
A Vigilância Epidemiológica ressalta a importância das pessoas que chegaram de viagem do exterior nos últimos 14 dias apresentando febre e sintomas respiratórios, como coriza, tosse, dor de garganta, ou que tenham tido contato com caso suspeito ou confirmado para coronavírus, procurarem o serviço de saúde o mais rápido possível para atendimento médico.
CÂMARA DE RIO CLARO ADOTA MEDIDAS CONTRA DOENÇA
Adotar medidas para evitar a propagação do novo coronavírus e, desta forma, conter a escalada da infecção que coloca em risco o funcionamento dos hospitais públicos.
A exemplo do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Assembleias Legislativas e Casas de Leis Municipais, entre outros órgãos públicos, a Câmara Municipal de Rio Claro adota, a partir desta segunda-feira, 16, medidas que visam evitar aglomerações de pessoas para conter o aumento de casos suspeitos, com risco de confirmação, do Covid-19, a infecção causada pelo coronavírus.
A partir desta data, inicialmente com validade por 30 dias, ficam suspensas as sessões solenes, audiências públicas e viagens. O acesso ao público nas dependências do Legislativo também fica suspenso.
Desta forma, o expediente acontecerá com número de funcionários reduzido e de portas fechadas, sem atendimento à população, que poderá entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3526 1300 ou diretamente com os vereadores, por meio de celular, e-mail, redes sociais e pelo WhatsApp.
As sessões ordinárias, às segundas-feiras, serão realizadas às 17h30 de portas fechadas. O público poderá acompanhar pelo Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCTX02dynoBGZEI9pXLr4FeQ) e pela Rádio Clube AM (850 khz).
A Mesa Diretora Câmara Municipal de Rio Claro ratifica seu compromisso de não poupar esforços neste trabalho que tem como objetivo principal a preservação da vida.
Esse pacote de medidas leva em conta os dados da Organização Mundial de Saúde, a OMS, que coloca a Europa como novo epicentro da pandemia do coronavírus ao superar o número de confirmações da China.
O governo do Estado de São Paulo estima que 45 mil pessoas vão ser infectadas pelo coronavírus nos próximos quatro meses somente na Grande São Paulo. Diante desses números que comprovam o avanço da infecção, a Câmara de Rio Claro adota medidas preventivas como forma de colaborar com as pessoas que moram e trabalham na cidade.
Palestra na Unimed Rio Claro falou sobre prevenção à doença.
Na tarde dessa sexta-feira (13), a Unimed Rio Claro promoveu palestra de orientações sobre o coronavírus, ministrada pela Dra. Marlirani Dalla Costa Rocha – Médica Infectologista e Médica Coordenadora do CCIH do Hospital Unimed. Dentre as orientações, a médica destacou a importância de lavar as mãos e o uso do álcool gel, mas não recomendou o uso de máscaras para quem não foi diagnosticado com a doença. Ela lembrou ainda que a maior parte dos casos diagnosticados apresenta sintomas leves.
Foto: Diário do Rio Claro