A Cidade Azul registra o mês de maio mais seco dos últimos 23 anos. Isso é o que aponta o Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. Segundo as medições, no ano 2000, o índice de chuva chegou a 2,7 milímetros (mm) em maio. Neste ano, o índice chegou a 3,1 mm.
“Nessa penúltima e última semana, um sistema de alta pressão está atuando sobre o estado de São Paulo, inibindo a formação de nuvens de chuva. Mas a partir do começo da semana que vem, esse sistema de alta pressão deve perder força e há previsão de chuva na região”, disse o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
A previsão é que a chuva deve ficar acima dos 10 milímetros. “Como o outono e o inverno são os períodos mais secos, a tendência é sempre essas chuvas diminuírem e algumas semanas com um pouco mais de frio”, afirmou Burigo.
A falta de água influencia na nossa saúde e nas plantações, mas o volume expressivo de chuvas no começo do ano ajudou. “Passamos dos mil milímetros e no ano passado chegamos nesse índice somente em novembro. Então isso tá ajudando um pouco. No ano passado, cidades que dependem de reservatório de água sofreram muito. Esperamos que essa frente fria traga um pouco mais de chuva para esse inverno”, disse.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil