Os dois cartórios eleitorais que respondem pelas eleições no município contam, juntos, com um total de 443 sessões eleitorais, distribuídas pelas escolas da cidade. E para fazer frente a qualquer eventualidade ou problema em urnas eletrônicas, um total de 62 equipamentos de contingência estarão disponíveis.
No Cartório da 110ª Zona Eleitoral são 234 sessões e 34 urnas de contingência. Já no Cartório ao 288ª Zona Eleitoral, estão vinculadas outras 209 sessões, e há 28 urnas reserva.
De acordo com as chefias das dos dois cartórios, no primeiro turno foram usadas 12 urnas de contingência na 110ª Zona Eleitoral, enquanto que na 288ª foram utilizadas três.
Segundo o chefe do Cartório da 288ª, Alexandre Sanchez, os preparativos para o segundo turno que acontece no domingo estão dentro da normalidade. “Neste sábado faremos uma última checagem das urnas e está tudo dentro do previsto”, comentou ele.
O chefe do Cartório da 110ª sessão, Guilherme Taufic também confirmou a normalidade dos preparativos.
No total, 156.393 eleitores estão aptos a votar em Rio Claro, sendo 53% mulheres e 47% homens. Eleitorado que cresceu 5,60% em relação às eleições de 2018, quando havia 148.111 cidadãos estavam aptos a exercer seu direito de voto.
Assim como no primeiro turno, a votação acontece das 8h às 17h, pelo horário de Brasília/DF. É preciso comparecer à sessão eleitoral com o título de eleitor e um documento com foto. Se o cidadão não estiver com o título, mas estiver portando o documento com foto, é possível votar. E se tiver no celular o aplicativo E-Título, da Justiça Eleitoral, e possuir foto no perfil do aplicativo, este substitui os documentos.
É permitido levar “cola” em papel ou no celular, mas o aparelho não pode ser levado na cabine de votação, devendo ficar numa mesa de apoio providenciada em cada sessão.
As autoridades policiais locais não confirmaram nenhuma orientação especial sobre eventuais comemorações de simpatizantes dos candidatos que estão na disputa tanto para governo do Estado quanto para Presidência da República. A expectativa, no entanto, é por comemorações na Avenida 29, local tradicional de mobilizações desse tipo na cidade.
Para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a expectativa é de movimentação tranquila e poucas filas nas sessões eleitorais de todo o País, considerando-se que na maioria dos estados a escolha será só para presidente. Apenas em 12 unidades da Federação (incluindo São Paulo), haverá também votação para governador.
Foto: Divulgação