Rio Claro registrou nesta quarta-feira (17) duas novas mortes por dengue, totalizando quatro neste ano. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica, que em boletim divulgado nesta quarta-feira, apontou 975 casos de dengue no município neste ano. Rio Claro tem também quatro óbitos em investigação.
O boletim de sexta-feira (12) apontava 850 casos da doença, ou seja, em três dias foram registrados 125 novos casos da doença. O total de casos neste ano já ultrapassou o número de infeções registrado e, todo o ano passado: 700.
A Fundação Municipal de Saúde reforçou recentemente as equipes médicas para atendimento de casos de dengue nas duas unidades de pronto atendimento do município.
As ações preventivas continuam intensificadas com nebulização e visitas casa a casa para eliminar criadouros do mosquito transmissor. A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados.
O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.
Centro de informações
Para ampliar o acesso a informações sobre dengue, Rio Claro criou o Centro de Informações sobre Dengue. O serviço, que inicialmente funcionaria na Casa Amarela, foi transferido para a antiga estação ferroviária, na Rua 1 com Avenida 1, onde é grande o fluxo de pessoas diariamente.
O atendimento no novo local será a partir desta quinta-feira (18). O atendimento será de segunda a sexta-feira das 9 às 16 horas. No local a comunidade tem acesso a informações preventivas à dengue e orientações sobre onde buscar atendimento em casos de sintomas da doença.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil