A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro divulgou na terça-feira (23) boletim sobre a pandemia de coronavírus, registrando 39 novos casos e mais dois óbitos por Covid-19.
As mais recentes vítimas fatais da doença foram duas idosas. O número de contaminados é 8.430 e o de recuperados foi a 7.845. O município tem 87 pessoas hospitalizadas, sendo 39 em unidades de terapia intensiva.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização. A secretaria também orienta a todos para ficarem atentos ao calendário de vacinação, que está sendo cumprido pelo município conforme a disponibilidade de doses de vacinas que recebe. A vacinação em Rio Claro segue critérios do Ministério da Saúde e do governo estadual.
TESTES
Rio Claro iniciou no dia 8 a testagem em massa da população para detectar Covid-19. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde era realizar 3.300 testes até 8 de março, com média diária de 160 exames.
“Infelizmente este número não deverá ser alcançado, pois muita gente marca o dia para fazer o teste e não comparece”, lamenta Alcione Buzzo, diretora municipal de gestão SUS. Levantamento aponta que diariamente entre 20 a 25 pessoas faltam ao agendamento. “Quem age assim tira a oportunidade de outra pessoa fazer o teste”, observa Alcione.
Os testes são gratuitos e realizados de segunda a sábado das 8 às 17 horas na Faculdade Anhanguera, que fica na Rua 22, 669, Chácara Lusa, na região sul da cidade. O agendamento para os testes deve ser feito exclusivamente pelo telefone (19) 98770-7085. Na hora do teste é necessário apresentar documento de identidade e ter mais de 18 anos.
As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, onde são atendidos os casos leves de Covid-19, também passaram a realizar os testes para Covid. Nas unidades não há necessidade de agendamento e serão realizados ao todo cerca de 900 exames.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo