Rio Claro tem 24 óbitos por dengue neste ano, com cinco óbitos confirmados nesta semana. A informação consta em boletim emitido nesta sexta-feira (28) pela a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro. O município registrou 275 casos de dengue nesta semana e chegou a total de 5.004 casos neste ano. Há seis óbitos em investigação.
A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da procura por atendimento médico antes do agravamento da doença. A prefeitura mantém em funcionamento centro de atendimento a pessoas com sintomas de dengue. O serviço de saúde funciona diariamente, incluindo finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam, na Rua 11, entre as avenidas 30 e 32, no bairro Santana.
No combate à doença, as ações preventivas continuam intensificadas com nebulização e visitas casa a casa para eliminar criadouros do mosquito transmissor. A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.
Também é fundamental para reduzir casos da doença utilizar meios de evitar a picada do mosquito transmissor (telas, mosquiteiros, repelentes, inseticidas liberados para uso doméstico, vestimentas que não exponham a pele). As pessoas que estão diagnosticadas com dengue devem usar repelentes para que não passem o vírus para outras pessoas.
Dados nacionais
No final da tarde desta sexta-feira (28), o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde contabilizava 6.159.160 casos prováveis de dengue e 4.250 mortes confirmadas pela doença ao longo de 2024. Há, ainda, 2.730 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, era de 3.033 casos para cada 100 mil habitantes.
No estado de São Paulo, o painel aponta 1.910.560 casos prováveis de dengue e 1.265 óbitos, tendo ainda 1.256 em investigação. A taxa de incidência era de 4.301 casos para cada 100 mil habitantes.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC