Rio Claro realiza nesse sábado (25) na Vila Alemã e Vila Nova mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão os bairros das 8 às 13 horas, vistoriando residências e recolhendo objetos que podem ser utilizados como criadouros do mosquito transmissor da dengue. Boletim divulgado nesta semana pela Vigilância Epidemiológica do município aponta 18 casos registrados da doença neste ano.
“É preciso estar atento contra o Aedes o ano todo e, neste período chuvoso, os cuidados devem ser redobrados”, observa o gerente do CCZ, Diego Reis. Muitos criadouros têm sido encontrados nas residências. “Medidas preventivas devem ser adotadas pela população, especialmente o descarte correto de materiais”, prossegue, lembrando que o mosquito da dengue também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela.
De acordo com o mais recente levantamento de densidade larvária do município, Rio Claro está em estado de alerta com relação ao Aedes aegypti, com índice de 1.9. Mais de 2.400 residências foram vistoriadas de 6 a 15 de janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis habitados.
DENGUE HEMORRÁGICA
Atendendo à solicitação do Diário do Rio Claro, a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro informaou que não há notificação oficial de caso de dengue hemorrágica no município. Entretanto, conforme apurou a reportagem do DRC, um jovem estaria em tratamento em hospital do município por dengue hemorrágica.
Foto: Divulgação