Rio Claro soma avanços nas ações pelas pessoas com deficiência. Sábado (3) é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o município ampliou atendimentos e serviços voltados a essa parte da comunidade. “Ainda há muito a se alcançar, mas o sucesso de iniciativas que tomamos até aqui nos estimula a seguir buscando uma cidade cada vez mais inclusiva”, comenta o prefeito Gustavo.
Neste ano Rio Claro lançou o Programa #RioClaroCidadeInclusiva. O programa realizou várias ações como palestras e oficinas voltadas a universitários, adolescentes e usuários dos Cras, com objetivo de difundir a inclusão.
Além disso foi criado o projeto Rio Claro #ParaTodosVerem com divulgação de vídeos de prédios históricos com áudio descrição e detalhes sobre marcos urbanos e arquitetônicos do município, numa ação conjunta da Secretaria de Cultura, Arquivo Público e Secretaria de Comunicação. A prefeitura também passou a utilizar comunicação inclusiva em postagens nas redes sociais.
Houve muitas outras melhorias. Academia adaptada foi instalada defronte ao centro Princesa Victoria, e o Lago Azul ganhou playground adaptado. O município agora tem cadeiras de trilha adaptada para passeios na Floresta Estadual e equipamento de acessibilidade para deficientes visuais terem acesso a todo acervo da biblioteca do Centro Cultural.
“São conquistas que mostram a importância de nosso bom relacionamento com o governo estadual”, comenta o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, destacando os convênios da prefeitura com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, a atenção a esse público é dedicada por todos os setores da administração municipal. Ele cita como exemplo os playgrounds acessíveis instalados neste ano nas escolas municipais, os dispositivos de acessibilidade instalados no Casarão da Cultura, a ampliação das vagas de estacionamento reservadas a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, e a colocação de rampas de acessibilidade.
Outra conquista importante foi o programa Meu Emprego Inclusivo, que visa atender pessoas com deficiência em busca de acesso ao mercado de trabalho. Os atendimentos são feitos quinzenalmente no PAT Rio Claro, em mais um trabalho conjunto com o governo do estado.
O município também lançou neste ano projeto que aplica “multa moral” em motoristas que ocupam indevidamente vagas de pessoas com deficiência e idosos. Outro projeto de sucesso foi o projeto de arte e inclusão nos Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, com concurso de desenhos e textos com o tema “Inclusão” e apresentações artísticas.
No decorrer do ano também foram disponibilizados cursos de Libras em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Senac, além de cursos de empoderamento para mulheres com deficiência e capacitações com foco no empreendedorismo.
Em junho, pela primeira vez Rio Claro realizou desfile de aniversário da cidade com destaque para inclusão em trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Esportes. O município também prepara espaços inclusivos para outros eventos de grande porte, incluindo nos dispositivos de acessibilidade áudio descrição para deficientes visuais e libras para surdos.
“Os trabalhos não param, o governo Gustavo está comprometido com a inclusão e vem ouvindo as pessoas com deficiência sobre suas necessidades”, observa Paulo Meyer. “Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é fundamental difundir o papel de todos para que juntos alcancemos uma cidade mais inclusiva”, finaliza.
Foto: Divulgação