A cidade de Rio Claro apresenta índice baixo de cobertura vacinal contra sarampo. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, apenas 39,20% de crianças de 6 meses a menores de 5 anos foram imunizadas contra a doença, o que representa 4.266 crianças.
A imunização também é estendida aos profissionais de saúde, mas não são todos que precisam ser vacinados, somente aqueles que tomaram apenas uma dose devem receber a segunda. Até o momento 149 pessoas desse grupo foram imunizados.
Não é só a cidade de Rio Claro que apresenta índice baixo, a cobertura no Brasil tem sido baixa em geral, inclusive o país perdeu o certificado de erradicação do sarampo em 2019. Ou seja, até então a doença não havia sido registrada e voltou a ter incidência, especialistas não descartam a possibilidade de surto de sarampo, caso a vacinação não seja ampliada.
O sarampo é doença grave, pode retardar o crescimento e reduzir a capacidade mental, além de levar a morte. Entre 2018 e 2021, foram registrados no Brasil mais de 40 mil pessoas com a doença, sendo que 40 morreram.
O Ministério da Saúde ressalta que os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
DIA DA IMUNIZAÇÃO
O Dia da Imunização foi celebrado na quinta-feira (9) e busca conscientizar sobre a importância da vacinação em geral que protege de várias doenças.
Um levantamento realizado e divulgado pela CNN, com base em dados do Datasus, mostra que o país tem, em 2022, média de 27% na cobertura vacinal para doenças infecciosas como hepatite, sarampo, febre amarela, tuberculose e poliomielite. Os números do levantamento não consideram a imunização para Covid-19 e gripe.
Os dados da CNN mostram que a taxa de vacinação no Brasil está abaixo do índice ideal de 90% desde 2015 e sofre quedas consecutivas há pelo menos três anos. Segundo o Datasus, a taxa de cobertura vacinal chegou a 77%, em 2018, a 73%, em 2019, a 67%, em 2020, e ficou em 59% em 2021
RIO CLARO
Em Rio Claro a cobertura vacinal das crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra o sarampo está em 39,20%
CRIANÇAS
Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser levadas ao posto para tomar a vacina. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira a partir das 7h30. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista e Jardim das Flores, que estão em reforma.
Nas unidades também ocorre vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. A vacina contra a gripe é aplicada em profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, pessoas privadas de liberdade, professores, pessoas com deficiência, profissionais do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e profissionais do transporte coletivo. As pessoas devem apresentar comprovante de que pertencem a um destes grupos.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação