O monitoramento do isolamento social em todas as cidades é feito pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo. Nele é possível conferir como estão as taxas de todos os municípios. Rio Claro segue com baixos índices e com isso na Zona Vermelha da Flexibilização.
A determinação decretada em 24 de março para o isolamento social segue com prorrogações da quarentena. Algumas cidades avançaram na flexibilização e tiveram autorização para reabrirem estabelecimentos de alguns setores. Em Rio Claro, o comércio de rua e Shopping retomaram as atividades com horários reduzidos no dia 1º de junho, porém com avanço no número de casos, foi determinado o fechamento de novo, que ocorreu no dia 25 de junho. Na data, a cidade apresentou taxa de 46% de isolamento social. Na sexta-feira (26), mesmo com as lojas fechadas, o índice foi de 43%. No sábado (27), atingiu 46% e no domingo (28) chegou a uma porcentagem mais alta de 51%, na segunda (29) 43%, terça (30) 42% e na quarta-feira (1º) 42%. Os números são semelhantes aos registrados nas semanas anteriores, quando o comércio estava em funcionamento.
Sobre o cenário, o presidente da Acirc Antonio Carlos Beltrame observa a necessidade de conscientização de todos. “O comércio tradicional não é o vilão. Quando foi autorizado a abrir, foram impostas regras e as lojas cumpriram as regras. É complicado, pois tudo o que está acontecendo é novo. Compreendemos que seja necessário mais conscientização da população em só sair de casa se for necessário. Sabemos que é complexa essa decisão, porém, é necessária. Se de fato precisar sair de casa, use as medidas protetivas”, avaliou o presidente, que também orienta: “nós, como liderança na área empresarial, pedimos que os empresários orientem seus funcionários sobre a gravidade do problema”, disse.
ORIENTAÇÃO
O prefeito João Teixeira Junior reuniu-se em videoconferência nessa quinta-feira (2) com representantes do setor industrial de Rio Claro. Juninho agradeceu as empresas pelas ações preventivas que adotaram e ressaltou que “os cuidados com a saúde também devem ser tomados da porta para fora”, numa referência a necessidade dos trabalhadores seguirem as orientações contra o coronavírus também fora do ambiente de trabalho.
“Somente combinando esse esforço com a colaboração da população e de setores vitais da sociedade, como o da indústria, poderemos vencer essa crise o quanto antes”, acrescenta, reforçando que a preocupação maior é a saúde das pessoas.
De acordo com o secretário de Saúde, Maurício Monteiro, é preciso multiplicar as informações sobre as prevenções, “para que não entremos num quadro muito pior”. O secretário de Governo, Ricardo Gobbi e Silva, ressaltou o grande alcance de comunicação que as empresas têm com seus colaboradores e lembrou que situação sanitária nesta pandemia depende do comportamento da população. O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, também participou da videoconferência.
O prefeito de Rio Claro voltou a destacar a importância do isolamento social neste momento para a redução do contágio. Em 22 dias de flexibilização, os casos positivos da doença haviam aumentado 454%. Os óbitos saltaram 92% no mesmo período.
Rio Claro tem 997 casos de coronavírus e 89 pessoas internadas
Boletim divulgado na quinta-feira (2) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde aponta 56 novos casos de coronavírus em Rio Claro. Total chega a 997 positivos. Dos novos casos, seis estão hospitalizados e 50 em isolamento domiciliar.
O número de pessoas internadas é 89, o mais alto desde o início da pandemia. Deste total 36 estão no Sistema Único de Saúde (SUS) e 53 na rede particular. Vinte e seis pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 16 na rede pública e dez em hospitais particulares.
Rio Claro tem 33 óbitos confirmados por coronavírus e dois em investigação. São 430 pacientes recuperados.
Foto: Divulgação