“Seu tamanho foi seu coração. Foi do tamanho daquilo que sentiu, que viu e que fez e não do tamanho de sua estatura”, descreve emocionada a filha Simone Pessoa, ao descrever o pai Odajyl Gomes Pessoa, que morreu nessa quarta-feira (26), aos 83 anos.
Um dos principais nomes do judô e jiu-jítsu do Estado de São Paulo, Odajyl era faixa preta de judô 4 Dan, membro da Adesg – Escola Superior de Guerra, fundador e mentor da Academia Pessoa de Esportes, além de professor de judô na Academia Mubarac e nos municípios de Santa Gertrudes e Cordeirópolis. Foi responsável por construir a segunda escola de Natação de Rio Claro e implantou o judô nos anos 80 no Clube Ginástico Rioclarense. Da sua história constam também atuações como árbitro estadual judô – classe A e como membro da Comissão Técnica da FPJ na Olimpíada de 1996, em Atlanta-USA.
Além de treinar e formar seus filhos faixas pretas de judô, também formou muitos atletas campeões. Ele e seu filho Omero trouxeram para Rio Claro há 26 anos o jiu-jítsu esportivo, formando muitos faixas pretas e campeões de jiu-jítsu nacional e internacional. Muito conhecido no município, o esportista também dividia suas funções como barbeiro, ofício que exerceu por mais de 40 anos.
Segundo os filhos, o professor Odajyl tinha Parkinson há mais de 20 anos, posteriormente sendo diagnosticado com Alzheimer, lutando muito nos últimos três anos, quando a doença se agravou. “Por tudo que viveu e fez, ele escreveu sua própria história e de sua família, contribuiu com a história de muitas pessoas e em nossa cidade e Estado”, destacou a filha Simone, que finalizou: “Descanse em paz pai querido e amado, será lembrado eternamente em nossos corações, pois pode dizer: ‘Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também à todos os que amaram a sua vinda’. 2 Tim.4, 7-8.”
Odajyl era viúvo de Constância Cerri Pessoa e deixa os filhos Soraia Pessoa Vieira, casada Evaldo Vieira; Solange Pessoa; Simone Pessoa; Odajyl Pessoa (in memória); e Omero Pessoa. Os netos: Fernanda Bernardinelli, casada César Bernardinelli; Leonardo Vieira; Marina Vieira; e Rafael Pessoa Viglio. E os bisnetos: Lisa F. Bortolin e Isis F. Bernardinelli.
Fotos: Divulgação