Faleceu ontem (7), em Rio Claro, o conceituado paisagista Osmar Campos Ribeiro, aos 84 anos. Bastante conhecido na cidade pela sua grande contribuição na arte de projetar belos jardins, Osmar ocupou também cargo público junto à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura no governo do prefeito Du Altimari, sendo responsável por diversos projetos de jardinagem e paisagismo, embelezando diversos pontos da cidade, incluindo a rotatória da Rua 14 com a Avenida Visconde.
LIVRO
Em 2016, Osmar Antônio de Campos Ribeiro lançou também um livro reunindo fotos e histórias sobre a cidade e personagens de Rio Claro, depois de mais de 10 anos pesquisando e recolhendo o material necessário, foi intitulado “Fragmentos de uma época”, Volume 1. O livro foi lançado durante cerimônia no Casarão da Cultura, localizado na Avenida 3, com a Rua 7, no Centro.
Nascido e criado em Rio Claro, Osmar Ribeiro trabalhou durante boa parte de sua vida como técnico em projetos ferroviários na Companhia Paulista de Estradas de Ferro e, a partir daí, sua admiração pela Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” só cresceu.
“O livro possui 20 capítulos, sendo que em metade deles falo da Floresta Estadual, carinhosamente conhecida como Horto Florestal, tratando de diversos pontos relacionados à sua história e à ligação com a Companhia Paulista”, explicou na ocasião.
Grande admirador da arte da fotografia, Osmar ilustrou suas lembranças e histórias com imagens da época. O paisagista será sepultado hoje (8), às 10h30, no Cemitério Municipal. Ele deixa a esposa Neide e os filhos André (que segue seus passos no paisagismo) e Ivana, além de três netos e três bisnetos.
Foto: Divulgação