Rio Claro ficou mais triste nessa terça-feira (31) com a morte do artista Armando Meira. Muito conhecido no município, principalmente por sua atuação no Carnaval rio-clarense, sobretudo na Bloco da Esquina do Veneno, Meira era muito querido por seu bom humor e irreverência. O sepultamento aconteceu na manhã dessa quarta-feira (1°), no Cemitério São João Batista.
Humorista nato de Rio Claro, em entrevista a um documentário do Arquivo Público Municipal de Rio Claro, relembrou os tradicionais carnavais da cidade desde a década de 1960 e contou sobre os personagens que interpretou durante os anos de folião, como Jânio Quadros, Charles Chaplin, Hitler e Chacrinha. Meira relatou momentos engraçados e marcantes para o município, como quando interpretando Mazzaropi, casou-se com Elke Maravilha na Festa Junina do Clube Ginástico Rio-Clarense.
Figura carimbada no Bloco da Esquina do Veneno, participava de desfiles carnavalescos, onde se destacavam os carros criados e animados por seus personagens tão icônicos. Na Esquina do Veneno, os vitalícios do ponto chegaram a ser identificados por carteirinha instituída por Meira. A foto três por quatro no documento trazia a imagem do usuário de frente e verso, com rosto de frente e a cabeça vista por trás. Tudo para não deixar dúvidas e evitar que elementos não credenciados comprometessem o considerado nome da confraria.
O último desfile carnavalesco do qual fez parte foi em 2011, quando integrou o Acadêmicos do Tabajara, trajando sua saudosa fantasia de Carlitos.
Além de sua presença na Festa do Momo, Meira foi um dos pioneiros no marketing no município. Nos idos de 1964, integrou a agência Phenix, que também atuava com a área de silk-screen, que teve, entre seus 20 funcionários, sendo Armando Meira, pintor de painéis, letrista e ilustrador. Manteve uma oficina de letreiros durante anos, onde era responsável pela pintura de fachadas comerciais e banners, trabalho realizado manualmente. Ainda, Armando era filho de José Meira um dos fundadores da filial Rio Claro do Racionalismo Cristão.
Foto; Em destaque, ao centro, Armando Meira. Carnaval de Rio Claro em 1994. Foto do acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro