O município de Rio Claro renovou convênio com o Ministério da Cidadania para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do governo federal que tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O município foi contemplado com R$ 400 mil para aquisição de frutas, verduras, legumes, gêneros secos (arroz e feijão) e produtos de origem animal (mel e ovo) produzidos por agricultores familiares. A compra será feita por meio de chamada pública que será realizada em breve.
Essas informações e orientações sobre os trâmites do programa foram apresentadas aos agricultores familiares em reunião realizada na noite de quarta-feira (12) no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), com participação do prefeito João Teixeira Junior. “Mais uma vez cumprimos os requisitos e prazos e conseguimos renovar o convênio com o governo federal para continuar incentivando a agricultura familiar no município”, destacou Juninho. “Esse programa é muito importante porque além de incentivar a agricultura familiar e beneficiar o agricultor, também beneficia famílias carentes que recebem os alimentos”, acrescentou.
Os alimentos adquiridos por meio do PAA são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e organizações da sociedade civil (OSC) cadastradas. “A compra dos alimentos é feita pela prefeitura e o pagamento efetuado pelo governo federal diretamente ao agricultor”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.
Além de comprar e distribuir alimentos, o PAA também desenvolve ações de educação alimentar e nutricional com as famílias e os agricultores. “Essa ação contribui para a melhoria dos hábitos alimentares da população”, observa Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.
Foto: Divulgação