Um dos grandes desafios dos órgãos de segurança é reduzir o número de acidentes no trânsito. No ano de 2019, ocorreram 25 acidentes de trânsito com vítima fatal em Rio Claro. Desse número, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Rio Claro – 36% desses acidentes –, pelo menos um dos veículos era motocicleta, ou seja, em nove deles havia uma motocicleta envolvida. Apesar desta estatística, por outro lado a pasta registrou queda no número de acidentes envolvendo motos.
De acordo com levantamento em 2019, o município teve 40.899 motocicletas licenciadas e registrou 912 acidentes as envolvendo. O número representa queda em comparação aos anos de 2018, com 1.019 acidentes com motos, e 2017, com 999.
O relatório aponta também que a maioria dos acidentes envolvendo motocicletas foi do tipo colisão com carro, um total de 650, seguido por moto e caminhonete, com 103 colisões.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana salienta que as campanhas educativas e de conscientização têm surtido efeito. O órgão destacou que, para diminuir os números de acidentes, ou seja, para salvar vidas e diminuir a gravidade das lesões, investe em campanhas educativas de trânsito, através do Geduc e do Departamento de Mobilidade Urbana, por exemplo:
•Reformulação do projeto Cidade Mirim;
•Implantação de palestras na comunidade da 3ª idade;
•Palestras de trânsito e entrega de antenas;
•Teatro infantil de trânsito.
O número de pessoas atendidas em 2018/2019 por meio de palestras e teatros infantis foi de 16111.
Acidentes com Moto
Foto: Diário do Rio Claro / Arquivo