O Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro, registrou desde o início deste ano, 114 notificações envolvendo acidentes e aparecimento de escorpiões. Dos casos, 46 foram de picadas, conforme explica a bióloga do Centro de Zoonoses de Rio Claro, Milene Weissmann. “Após as notificações, mapeamos as regiões onde os escorpiões apareceram e também as espécies. Em Rio Claro o mais comum é o amarelo, que é também o mais venenosa. Dos casos registrados não tivemos óbitos e as pessoas que foram picadas, receberam atendimento médico”, destaca.
A profissional explica também os sintomas e quando a pessoa deve procurar o médico. “A picada do escorpião causa uma dor imediata e forte, mesmo que a pessoa não perceba que foi um escorpião, se tiver essa dor, importante ir até uma UPA, onde recebe o primeiro atendimento e se houver necessidade o médico vai encaminhar a pessoa para o Pronto Socorro Nossa Senhora de Lourdes para a administração do anti-veneno”, observa a profissional sobre Rio Claro ser uma das cidades que conta com a vacina.
A bióloga ressalta ainda que a maioria dos aparecimentos de escorpiões em Rio Claro se deu através de ralos, importante deixá-los tampados, principalmente durante a noite. Além de descartar corretamente entulhos que também favorecem a proliferação dos animais.
Em caso de aparecimentos, a recomendação é que o morador notifique da Ouvidoria Municipal, pelo número (19) 3526-7105, assim o Departamento de Zoonoses fará os procedimentos necessários.
RECOMENDAÇÕES
A bióloga orienta ainda, manter jardins e quintais limpos, limpar periodicamente os terrenos baldios, sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, vedar as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer, usar telas em ralos, afastar as camas e berços das paredes, acondicionar lixo em sacos ou outros recipientes que possam ser fechados.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação