Com 101 milímetros (mm), as chuvas registradas no último domingo (19) causaram alagamentos em vários pontos do município de Rio Claro e provocaram queda de árvores e prejuízos em alguns prédios públicos. De acordo com a Defesa Civil de Rio Claro, foram atendidas 32 ocorrências relacionadas às chuvas.
O diretor da Defesa Civil, Danilo Kuroishi, informa que em menos de duas horas choveu 80 mm. A maior intensidade de chuva foi registrada no Jardim Conduta com 78 mm. Conforme ele, começou a chover por volta das 13h30 e todos os bairros, inclusive os distritos e a zona rural, foram atingidos.
Na Rodovia Washington Luís, houve deslizamento de terra. No condomínio de alto padrão também houve deslizamento de terra e um poste de energia elétrica caiu. As chuvas provocaram inundações nos prédios do cemitério municipal, velório municipal e escola Armando Grisi, no Jardim Paulista 2. Alagamentos ocorreram na Avenida Visconde, na Avenida José Felício Castellano e na Avenida 16, no Jardim São Paulo.
Na Avenida Presidente Kennedy, na rotatória próxima à empresa 3 Fazendas, dois carros ficaram presos na enxurrada. Na pista da Avenida Tancredo Neves sob a rodovia Washington Luís, no trevo da Viviane, também houve alagamento e outros dois veículos ficaram no meio da enxurrada que ultrapassou um metro de altura. Em nenhum desses pontos houve vítimas.
Vento de 56 km/h
Felizmente, a intensidade do vento ficou abaixo das previsões. De acordo com a Defesa Civil de Rio Claro, a velocidade máxima dos ventos que atingiram o município na tarde de domingo (19) foi de 56 km/h. O alerta da Defesa Civil estadual feito no meio da semana anunciava a possibilidade de rajadas de vento com velocidade de até 100 km/h entre a sexta-feira e o feriado de segunda-feira (20).
“Felizmente não registramos ventos mais fortes, o que certamente ocasionaria estragos ainda maiores do que estes verificados hoje”, observou Danilo Kuroishi.
A Defesa Civil e equipes da prefeitura continuam monitorando a situação e atendendo as ocorrências, conforme estabelecido pelo prefeito Gustavo na sexta-feira. A população pode solicitar apoio ou informações pelos telefones 153 ou 0800-771 1532 (Guarda Civil Municipal), 199 (Defesa Civil), 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Foto: Divulgação