Em algumas localidades de Rio Claro, as temperaturas chegaram na casa dos 40 graus. O técnico do Ceapla da Unesp de Rio Claro, Carlo Burigo avalia o início de estação com temperaturas atípicas. Os últimos dias mostraram que a média das temperaturas máximas estão em 6 graus a mais que no mesmo período de 28 de setembro a 2 de outubro do ano passado. Em 2019 a média da máxima ficou em 32.7 graus e neste ano 38.6. “Essa primavera está começando meio atípica, com massa de ar seco muito forte, não só em Rio Claro, em quase todo o Brasil. Em outros estados chegaram na casa de 45 graus. Nós batemos em Rio Claro 39.8 na quinta-feira e 39.6 nessa sexta-feira, isso na sombra”, disse.
Neste fim de semana o tempo deve dar uma pequena trégua. “Amanhã deve dar uma refrescada, deve abaixar um pouco essas máximas, caindo para a casa dos 35 graus devido a passagem de uma frente fria. Hoje à noite o céu deve ficar encoberto, mas não tem previsão de chuva, o que pode acontecer são pancadas de chuva na região”, ressalta Burigo, acrescentando que na próxima semana as temperaturas devem voltar a subir novamente.
A Defesa Civil do estado de São Paulo vem emitindo ao longo da semana alertas para o tempo seco e muito quente. Segundo o órgão há condição para elevação acentuada das temperaturas, com sensação de calor intenso em todo o Estado de São Paulo até a segunda-feira (5). A Umidade Relativa do Ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Por conta deste cenário meteorológico, recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes.
São Paulo registra 39,2ºC, segunda maior temperatura desde 2004
A estação automática do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou na tarde de ontem (2), em Itaquera, na zona Leste da capital, 39,2°C, a temperatura absoluta mais alta atingida desde o dia 27 de setembro de 2004, quando foi registrado 40,4°C na Freguesia do Ó, na zona Norte da cidade.
Considerando a temperatura média do município, a tarde dessa sexta-feira registrou novo recorde, com 37,3°C de média na cidade – a maior temperatura média do ano, da primavera, e a maior máxima média de toda a série histórica do CGE, que compila informações de temperatura desde 2004.
De acordo com o CGE, uma frente fria de fraca intensidade deverá, a partir de amanhã, trazer alívio do forte calor registrado no decorrer dos últimos dias. O sistema frontal provocará chuvas fracas e chuviscos entre a tarde e o período da noite e provocará declínio da temperatura. As temperaturas, no entanto, deverão voltar a subir a partir da segunda-feira.
Fotos: Divulgação