A semana começou gelada em Rio Claro, assim como em todo o estado de São Paulo, além de frio, tempo seco também predomina. Na cidade, foi o terceiro dia mais frio do ano com temperatura mínima de 3.8°, durante a madrugada dessa segunda-feira (13). Ao longo do dia o sol até apareceu, mas não foi suficiente para deixar o período mais quente.
“Isso se deve a uma massa de ar seca e fria que está predominando em todo o estado de São Paulo, deve ficar assim até hoje (14), na quarta-feira, já começa a mudar o tempo com aumento de nebulosidade, mas com pouca probabilidade de chuva”, destacou o técnico do Ceapla da Unesp, Carlo Burigo.
A temperatura mais baixa do ano até esta segunda-feira (13), foi de 3.1° registrada em maio. Em outras regiões do país, essa nova frente fria provocou queda bruscas nas temperaturas e provocou até geada. Conforme o Climatempo, o fenômeno já foi registrado entre sábado (11) e o começo do domingo (12), em várias cidades do Sul do Brasil.
As temperaturas bastante baixas, abaixo de 0°C e o céu sem nebulosidade ao amanhecer em vários estados da Região Sul, promoveram a ocorrência de geada no fim de semana. O frio ainda persiste no centro-sul do Brasil. O risco de geada continuava elevado no Sul e aumenta em áreas do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais na segunda-feira (13).
O risco para geada persistia até essa terça-feira (14), entre o sul de São Paulo e sul de Minas, gradativamente vai perdendo intensidade nos estados do Sul. Acontecendo de forma mais isolada na quarta-feira (15), nas áreas do extremo sul do Paraná, interior, serra e planalto de Santa Catarina, e nas serras gaúcha.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação