Enquanto muitas cidades brasileiras apuram os prejuízos na arrecadação de impostos em 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, Rio Claro apresenta número positivo nas receitas do ISSQN, principal imposto sobre o setor de Serviços, um dos mais afetados pela paralização das atividades. Segundo dados da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon, a arrecadação geral do ISSQN teve aumento de 4% em 2020, em relação a 2019. Apesar do número de empresas abertas no ano passado, 1.719, ser ligeiramente menor que em 2019, que registrou 1.904 novos negócios, houve queda de 22% nos encerramentos de inscrições, contrariando as expectativas negativas.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, o setor de Serviços, que incluem segmentos como construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, como bancos, entre outros, arrecadou R$ 55 milhões em ISSQN, R$ 2,2 milhões a mais que o apurado em 2019. “Apesar de tímido, o aumento da arrecadação de ISSQN, quando todos esperavam queda, é uma ótima notícia. As ações positivas da prefeitura, como a recuperação de créditos, a fiscalização e o gerenciamento tributário, transformaram o que seria um ano ruim, em um cenário positivo”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. “A queda no número de encerramento de empresas no período corrobora esse cenário e sinaliza, também, a confiança do empreendedor na economia da cidade”, completa.
Em 2020, 1.719 empresas foram abertas e 665 fechadas em Rio Claro, com destaque para o mês de setembro, com 197 novas inscrições municipais. Em 2019, foram abertas 1.904 empresas e 853 encerramentos.
“A queda no número de encerramento de empresas no período corrobora esse cenário e sinaliza, também, a confiança do empreendedor na economia da cidade”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon
Foto: Divulgação