De acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica, a cidade de Rio Claro contabiliza quatro casos de sarampo neste ano. Já no estado de São Paulo, foram registrados 6.387 casos de sarampo neste ano. Desses, 976 casos foram constatados por meio de nova contabilização da secretaria Estadual de Saúde, que modificou a maneira de contagem e passou a acrescentar também as pessoas diagnosticadas com sintomas da doença, que são tosse, dores nas costas, olhos vermelhos e manchas pelo corpo.
Visando coibir o aumento de casos no país, uma nova campanha de imunização contra o sarampo foi lançada pelo Ministério da Saúde.
Em Rio Claro, o atendimento é feito em 19 postos de saúde, sendo 16 unidades de saúde da família e três unidades básicas de saúde, sempre das 7h30 às 15h30. Tem prioridade os que estão com vacina do sarampo atrasada. É importante levar a carteira de vacinação, se possível, e procurar unidades de saúde onde a pessoa já é atendida.
Apenas usuários das USFs do Jardim Brasília e Jardim Santa Elisa, que ainda não têm sala de vacinação, e da UBS da Vila Cristina, que está em reforma, devem procurar um dos 19 postos de saúde.
A campanha será realizada até o dia 25. De acordo com a orientação, quem estiver com a imunização em dia, não precisa tomar nova dose. Segundo o setor de saúde, pessoas de um a 29 anos devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação e, as de 30 a 60 anos, uma dose registrada.
A partir de determinação do Ministério da Saúde, crianças de seis meses a menores de um ano também devem ser vacinadas. Já os profissionais de saúde devem ter duas doses registradas da vacina contra sarampo, independentemente da idade.
Quais são os sintomas do sarampo?
Febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.
Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.
O que causa o sarampo?
A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
A transmissão pode ocorrer entre cinco dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.
Quais as complicações do sarampo?
O sarampo é uma doença grave, que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida.