Rio Claro confirmou nesta terça-feira (11) o primeiro óbito por dengue registrado neste ano no município. O óbito foi no início do mês e estava em investigação. Exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou dengue como sendo a causa da morte.
Boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica, divulgado na sexta-feira (7), aponta 330 casos de dengue neste ano em Rio Claro.
A população deve colaborar com o combate à dengue, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes e evitando o acúmulo de água em recipientes. Outra orientação do setor de vigilância epidemiológica é o uso de repelente, principalmente por quem está com dengue.
Os principais sintomas de dengue são: dor abdominal intensa e continua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar, dificuldade para andar, choro persistente em crianças. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar uma forma grave da doença. Numa situação dessas, é preciso procurar o serviço de saúde imediatamente.
Foto: Frame EBC