Boletim da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, divulgado nesta quinta-feira (9) aponta oito mortes por dengue neste ano. Outras quatro mortes estão em investigação.
A partir desta semana, o município adotou novo critério para a confirmação de casos. A nova definição se deu pela centralização no atendimento, com a implantação do novo centro para atender pessoas com dengue. “Em cenário de alta transmissão, o Ministério da Saúde permite aos municípios fazerem isso”, explica Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.
Assim, a confirmação de dengue agora é feita a partir de critério clínico-epidemiológico, ou seja, quando o paciente apresenta febre e pelo menos mais dois sintomas, conforme definição do Ministério da Saúde. Até a semana passada a confirmação era a partir de exame positivo para dengue.
Com essa nova dinâmica, o município contabilizou em uma semana 485 novos casos de dengue, totalizando 2.087.
Para atender pessoas com sintomas da doença, o município implantou o centro de atendimento a pessoas com dengue. O novo serviço de saúde funciona diariamente, incluindo finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam, na Rua 11, entre avenidas 30 e 32, Santana.
A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados, o que inclui eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais. É fundamental para reduzir casos da doença utilizar meios de evitar a picada do mosquito transmissor (telas, mosquiteiros, repelentes, inseticidas liberados para uso doméstico, vestimentas que não exponham a pele). As pessoas que estão diagnosticadas com dengue devem usar repelentes para que não passem o vírus para outras pessoas.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC