A estação das flores está se despedindo e dando espaço para a mais quente delas, que começa oficialmente em 21 de dezembro, porém, os últimos dias já dão sinal de como será o próximo verão.
Segundo especialistas, a estação pode trazer temperaturas acima da média histórica no Brasil. O dia mais quente do ano em cidades do estado de São Paulo foi registrado nessa segunda-feira (17). Em Rio Claro, a temperatura atingiu a máxima de 36.2 graus às 22 horas, sendo que havia registrado 35.8 graus às 16 horas.
De acordo com a técnica do Laboratório de Análises Meteorológicas e Climatologia Aplicada do CEAPLA, Vânia Bordotti, desde o dia 11 a cidade vem registrando temperaturas altas com máximas variando entre 34ºC e 35ºC.
“Considerando a maior temperatura máxima registrada na Estação Meteorológica do Ceapla/Unesp/Rio Claro, de 1994 a 2017, que foi de 39.6°C em 17 de outubro de 2014, a máxima registrada em 17 de dezembro de 2018 não superou esse recorde”, analisou a técnica.
CHUVA
O verão é característico também por mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade.
Segundo o Ceapla, a última chuva expressiva, volumosa, ocorreu no dia 1º de dezembro, com acumulado de 42.4 mm. A temperatura máxima, naquele dia foi de 27.6ºC. “Posteriormente, tivemos precipitações com volumes bastante baixos em outros dias, como: 1,0 mm em 06/12 e 2,3 mm em 16/12. Portanto, tem ocorrido somente chuvas pouco frequentes e pouco volumosas”, afirmou a técnica.
Segundo previsão de tempo do site CPTEC/INPE, a quarta-feira (19) deve ser de tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuvas. A máxima deve atingir 32º e a mínima 19º. Nos próximos dias, as máximas variam entre 30ºC e 32ºC e mínimas de 19ºC, com exceção do dia 24 de dezembro, em que a máxima fica próxima dos 24°C e mínima de 17°C. “Há previsão de pancadas de chuvas, uma vez que as probabilidades indicadas no site estão altas, acima de 80%. As chuvas devem ocorrer, principalmente, no período da tarde”, alertou a técnica do Ceapla.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Rio Claro começou, desde o dia 1º de dezembro, a “Operação Chuvas de Verão”, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com monitoramento de todos os pontos de alagamentos na cidade. Segundo o órgão, os trabalhos são realizados com monitoramento 24 horas por satélite, monitoramento nos próprios locais e por RPAs (drones). O departamento conta com 44 pontos de alagamentos cadastrados, número que vem sendo atualizado. “A orientação para as pessoas em caso de chuva é para que não enfrentem áreas de risco e procurem abrigo seguro. Qualquer informação, acionar o 199”, alertou a diretoria.