Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 8, aponta óbitos de duas idosas que estavam hospitalizadas. No dia 11, a morte de um idoso também foi confirmada. Em comunicado do dia 14, o óbito de mais uma idosa que estava hospitalizada. O óbito em investigação de uma idosa teve a Covid-19 confirmada como causa e informada pelo setor de saúde no dia 15. A morte de um outro idoso foi divulgada no dia 16. Boletim emitido na terça-feira (19) pela Secretaria de Saúde de Rio Claro apontou mais dois óbitos por coronavírus no município. As vítimas da Covid-19 foram um idoso e uma idosa que estavam hospitalizados. Com as mortes de dois idosos que estavam hospitalizados, Rio Claro chegou a 179 óbitos provocados pela Covid-19 na segunda-feira (25). E com as mortes de um idoso e uma idosa, divulgadas nessa quarta-feira (27), o município chegou a 181 óbitos. O boletim também aponta um total de 7.594 casos confirmados, sendo 41 nas últimas 24 horas.
O número de pessoas internadas é 82, com 51 pacientes na rede pública e 31 na rede privada. Deste total, 29 pessoas estão em UTI. Até o momento, em Rio Claro, 6.945 pessoas se recuperaram da doença.
CASAS DE REPOUSO
O Diário do Rio Claro recebeu denúncia de um familiar de idoso que reside em uma casa de repouso particular, sobre o número de casos de mortes registrados no local. Questionada, a Prefeitura informou que, em pouco mais de uma semana, a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro foi comunicada sobre três mortes de idosos de uma mesma instituição privada, todos por Covid-19.
“É importante ressaltar que a administração e responsabilidade legal das instituições privadas são de competência de seus proprietários”, respondeu a Prefeitura.
Ainda, segundo informações da Administração, “desde o início da pandemia todas as casas de repouso de Rio Claro são monitoradas e acompanhadas pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância Epidemiológica, o que inclui fiscalização no local e frequentes orientações aos responsáveis pelas instituições, inclusive com a recomendação de que não sejam permitidas visitas presenciais aos idosos internos. Testes para Covid-19 são realizados sempre que há confirmação de um caso entre os idosos de instituições. Todas as instituições de longa permanência que abrigam idosos foram orientadas quanto aos cuidados que devem ser adotados e, inclusive, encaminham planilhas semanais à Vigilância Sanitária para monitoramento da situação. As vigilâncias sanitária e epidemiológica estão à disposição das instituições para orientá-las e auxiliá-las na adoção de cuidados e medidas preventivas”.
Sobre a vacinação específica para essa população, a Prefeitura informou: “Na sexta-feira será iniciada a vacinação contra a Covid-19 nos idosos em casas de repouso e também nos profissionais de saúde que realizam cuidados imediatos a esses idosos”.
Morte idosos por Covid-19
8 de janeiro – óbitos de duas idosas
11 de janeiro – óbito de um idoso
14 de janeiro – óbito de uma idosa
15 de janeiro – óbito de uma idosa
16 de janeiro – óbito de um idoso
19 de janeiro – óbitos de dois idosos
25 de janeiro – óbitos de dois idosos
27 de janeiro – óbitos de dois idosos
Desde o começo da pandemia, 1.129 idosos foram diagnosticados com a doença.
Novos casos de Covid-19 em janeiro são recorde em toda a pandemia
O mês de janeiro bateu recorde de novos casos de COVID-19 no estado de São Paulo em todos os meses da pandemia, chegando a 268.997 infecções confirmadas até ontem (27). Faltando quatro dias para terminar o mês, já são quase 7 mil novos casos a mais que em agosto, que havia registrado 262.038 novos casos e até então era o mês de maior número de infectados.
Desde a segunda semana de janeiro, a média móvel de sete dias de novos óbitos ultrapassa 200 mortes por dia. Este patamar é similar ao verificado entre junho e agosto, meses de pico da primeira onda da pandemia. No total, desde os primeiros registros da COVID-19 em SP, já ocorreram 52.170 óbitos e 1.731.294 casos confirmados do novo coronavírus. Entre o total de casos diagnosticados de COVID-19, 1.488.343 pessoas estão recuperadas, sendo que 176.111 foram internadas e tiveram alta hospitalar.
Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 618 com um ou mais óbitos. A relação de casos e óbitos confirmados por cidade, junto com o perfil, pode ser consultada também em: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
Por Janaina Moro / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil