Passear com o cachorro logo pela manhã foi algo difícil nos últimos dias para algumas pessoas. É o que confirma a dona de casa Alessandra dos Santos Vicente. Levar o animal para aquela voltinha diária precisou ser reprogramada “Geralmente levo de manhã, mas fez muito frio, tive que alterar e acabei o deixando brincar no quintal de casa mesmo”, relata. Ela conta que a alimentação também não tem jeito e acaba mudando. “Optamos mais por sopa e polenta”, diz.
São vários hábitos que acabam sofrendo alteração, até porque bate uma certa indisposição. “Eu acabo comendo e dormindo mais, fico mais preguiçoso”, declara o comerciante Rafael Deixum.
“Para mim não adianta também tenho muito mais apetite e o que altera é isso, acabo me alimentando mais”, diz a vendedora Thais Oliveira.
Até mesmo a manicure foi desmarcada, isso tudo por conta das temperaturas que tiveram quedas bruscas. “Minha manicure ligou dizendo que muita cliente desmarcou para fazer mão e pé por conta do frio” acrescenta a vendedora Denise Novaes, mas deixa claro que ela não abre mão dos banhos de manhã e à noite, porém alguns problemas de saúde atacam mais.
A Reporte de Produção Melissa Dearo diz que, quando pode tenta ficar mais tempo embaixo dos cobertores. “Com certeza acabo acordando mais tarde, evito sair de manhã para não pegar friagem porque ando muito de moto”, afirma.
Melissa procura tomar mais cuidados na hora das atividades com o corpo. “Faço aulas de dança, tem que se aquecer e alongar muito mais para não se machucar”, alerta.
Com criança pequena em casa, os cuidados acabam sendo redobrados e a rotina acaba mudando mesmo. “Muda bastante. Saímos menos de casa. O banho normalmente dou a tarde e antes de dormir, mas com o frio procuro dar somente a tarde. E a alimentação faço mais sopa e polenta”, esclarece a empresária Tamires Rafael Romin que tem dois filhos pequenos, com 3 e 1 ano.
MANHÃ MAIS FRIA DO ANO
De acordo o Técnico Carlo Burigo do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), da Unesp a manhã mais fria do ano foi registrada nesta quinta-feira (12), com termômetros registrando 3.2 graus às 7 horas. Por volta das 9 horas, manhã ainda muito gelada, com registro de 10 graus.
PREVISÃO
A população pode preparar roupas cobertores e pratos quentes, pois a previsão é que o friozinho continue no fim de semana. Segundo o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), da Unesp, entre esta sexta-feira (13) até domingo (15) as temperaturas mínimas devem ficar entre 5 e 9 graus. À partir de segunda começam a subir e devem ficar acima de 10 graus. As máximas para o fim de semana devem ficar entre 27 e 30 graus.
BOM PRATO
O restaurante Bom Prato ampliou atendimento, com jantar durante o período de inverno. Desde o dia 2 passou a oferecer sopas e caldos. O valor da cumbuca é de 1 real. “Preparamos 300 porções por noite e servimos em média 200, esperamos que venham mais pessoas”, declara o gerente Samuel Ribeiro.
O trabalho da Associação Betesda Assistencial conta com voluntários na preparação do cardápio que incluí sopa de legumes, caldo Verde, de feijão e outros.
Nesta sexta-feira (13) será servido caldo de mandioca com carne. “É um ato de amor. Dos 51 restaurantes no estado, 19 estão servindo as sopas. Os alimentos são disponibilizados pela Associação, portanto doações são bem vindas”, acrescenta Samuel.
As sopas são servidas das 17h30 às 19h30. De segunda a sexta.