Dados solicitados pelo Diário do Rio Claro à Secretaria de Mobilidade Urbana sobre o trânsito do município chamam a atenção e preocupam.
Neste ano, de janeiro a outubro, a cidade registrou um total de 2.151 acidentes, desses, 1.117 com vítimas, entre elas, 21 mortes.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Antonio Marco Bellagamba, confirma que o índice tem gerado preocupação. Ele também aponta o comportamento dos motoristas ao volante. “Os números chamam a atenção. Não podemos esquecer que estamos em uma cidade de proporção de um habitante por veículo, com isso, a possibilidade de acidentes aumenta, aliada à imprudência, imperícia e negligência dos condutores.
ATROPELAMENTOS
Entre os 21 acidentes estão os atropelamentos, em que três pessoas perderam a vida nas ruas de Rio Claro.
A morte por atropelamento mais recente foi do adolescente Matheus Henrique Rodrigues Lopes, de apenas 16 anos. Segundo Emerson Aparecido Máximo, avô de Matheus, o menino teria saído para tomar sorvete com um amigo, que o convidou, porém, não voltou para casa. “Eu estou acabado. Estamos num desespero total. Eu sempre só fiquei tranquilo quando ele estava dentro de casa e aí acontece essa fatalidade”, desabafou o avô.
O boletim de ocorrência foi registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) na direção de veículo automotor. Mas o avô disse ao Diário do Rio Claro que as informações estão desencontradas. Ele mesmo não sabe ao certo como ocorreu o acidente, já que Matheus estava sozinho e apenas uma testemunha teria visto o atropelamento.
Outra tragédia foi registrada no último dia 20 durante a noite na Rua 14 com a Avenida 14, próximo a uma padaria. A vítima foi o corretor de imóveis Eduardo Rodrigues Branco, de 61 anos, que chegou a receber os primeiros socorros por equipe do Samu. Encaminhada ao hospital, a vítima não resistiu e morreu horas depois.
No dia 6 de setembro, Lucia Calis, de 84 anos, também não resistiu e acabou morrendo após ser atropelada.
ACIDENTES
A Secretaria informou ainda os bairros mais críticos com registros de acidentes. Centro, com 416 acidentes; Bairro do Estádio, 101; Santana, 95; Jardim Claret, 74; Consolação, 69; e bairro Santa Cruz, com 71 acidentes.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado aponta que, de janeiro a outubro, em Rio Claro, 852 ocorrências de Lesão Corporal Culposa por acidente de trânsito foram registradas. Em Piracicaba, no mesmo período, foram 949 registros e, em Limeira, 712.
AÇÕES
“Determinamos para os agentes que intensificassem patrulhamento nesses pontos e, assim, com a ostensividade das viaturas, junto com o esforço legal, a tendência é que tenhamos um bom resultado”,, disse o secretário.