Em 2019, no país, foram registrado 1.544.987 de casos de dengue, de acordo com balanço do Ministério da Saúde. Já o número de mortes com a doença durante o ano passado foi de 782. O aumento de casos em comparação a 2018 foi de 488%. Outros casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypita também registraram alta, foram 10.708 casos de Zika que levaram três pessoas à morte, 132.205 registros de Chikungunya, sendo que 92 pessoas morreram em decorrência da doença. O estado de São Paulo registrou 400.184 casos e 263 mortes por dengue.
ORIENTAÇÕES
Em época de chuvas, a população deve redobrar os cuidados e não deixar água parada. Entre as principais recomendações para o combate ao Aedes estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; e não jogar lixo em terrenos baldios. Garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo, e não se deve deixar a água da chuva acumular sobre a laje ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva.
Frequentemente, é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água e os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, devem ser lavados com água e sabão. Além do uso de repelentes.
Rio Claro
O Diário, à prefeitura, solicitou os números alusivos a 2019 e, segundo o informado, foram 1.197 casos confirmados de dengue e um óbito. Em 2018, 26 casos confirmados e nenhum óbito, números que confirmam significativo aumento com relação a 2019.
As ações contra a dengue continuam. A prefeitura está realizando a coleta para nova avaliação de densidade larvária. O Centro de Controle de Zoonoses segue realizando trabalho de rotina com visitas casa a casa e bloqueios contra criadouros. Os mutirões de 2020 devem ser iniciados neste mês.
A Secretaria Municipal de Saúde frisa que a colaboração da comunidade é essencial.
Foto: Divulgação Prefeitura RC